Cheque devolvido - O que é e o que significa

Entenda o é o cheque devolvido e saiba por que isso pode acontecer!

Por-que-cruzar-o-cheque

Ter o cheque devolvido é uma situação bem comum e pode acontecer por inúmeros motivos, como irregularidades no preenchimento ou falta de fundos para o credor fazer o desconto do cheque, por exemplo. A partir disso, o cheque é devolvido ao comprador para que ele possa regularizar o que está pendente no documento e, em seguida, entregar uma nova folha de cheque ou reapresentar o cheque que lhe foi devolvido, com a devida quantia disponível para o desconto em sua conta corrente.

A informação do motivo da devolução do cheque pré-datado deve ser passada ao cliente, para que o mesmo possa procurar regularizar a situação, portanto, ela deve vir escrita no verso da folha de cheque, contendo o código que corresponde ao motivo da devolução. Você pode acessar todos os códigos com razões para a devolução de um cheque pré-datado em uma lista divulgada pelo Banco Central do Brasil, clicando aqui.

O que isso muda na minha vida

Quando um cheque é devolvido e o cliente não procura regularizar a situação, isso pode acarretar futuros problemas financeiros. Como no caso do pagamento de uma compra utilizando um cheque sem fundos, em que o cliente automaticamente tem o nome transferido ao CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – e perde o direito a ter novos talões de cheques diponibilizados pelo banco, correndo o risco até mesmo de sua conta ser fechada, dependendo do caso.

Portanto, ao usar o cheque como forma de pagamento por alguma compra de produto ou serviço, é muito importante ficar atento a todos os detalhes de preenchimento, bem como do saldo de sua conta no momento, para evitar esse tipo de problema. Caso você tenha tido algum cheque devolvido, procure maiores informações com o banco e regularize a situação o quanto antes.

Para entender melhor como você pode limpar seu nome neste caso, basta clicar aqui.

Veja também!




comentários