Cheque administrativo – O que é e o que significa - Konkero

Cheque administrativo - O que é e o que significa

Tire suas dúvidas sobre o que é o cheque administrativo e saiba quando usá-lo.Como-limpar-o-nome-sujo-por-cheque-devolvido

O cheque administrativo é um cheque preenchido e assinado pelo banco, solicitado geralmente para o pagamento de altos valores. Diferente da modalidade comum de cheque pré-datado, em que o próprio comprador preenche o documento, o fato de o cheque administrativo ser assinado pelo banco garante ao credor que o cliente possui renda suficiente para pagar pela compra. Esse é um método utilizado por empresas que lhes assegura o recebimento da quantia devida pois dá a certeza de que o documento não é um cheque sem fundo.

Para adquirir um cheque administrativo, não é preciso ser cliente do banco (dependendo do banco), porém, algumas instituições financeiras podem cobrar um valor para não clientes. Basta ir até uma agência munido da quantia necessária para fazer a compra que deseja e solicitar o cheque. É como uma troca de dinheiro pelo cheque, onde o banco passa a ser responsável pelo pagamento ao credor, e você paga ao banco o valor da compra.

Ao receber o cheque administrativo e depositá-lo na conta de sua preferência, o credor deve esperar o tempo de compensação do cheque, que é equivalente ao tempo de compensação de cheques normais. Além disso, embora não seja o recomendado, ainda é possível ao credor endossar o cheque, ou seja, alterar o beneficiário. Basta assinar no verso do documento e escrever o nome do novo beneficiário. Porém, isso só pode acontecer se o cheque não for do tipo “não a ordem” (o que não permite essa alteração). Após a entrega do cheque ao credor, ele não pode ser sustado, isto é, cancelado.

Devido ao amplo uso de transferências bancárias, principalmente pela internet, esse tipo de cheque teve seu uso bem reduzido.

Cheque administrativo: o que isso muda na minha vida

Em caso de pagamento à vista de valores mais altos, como na compra de um imóvel ou veículo, por exemplo, nem sempre é fácil para o comprador levar a quantia até o credor, principalmente por conta dos riscos de andar com grandes valores de dinheiro vivo. Por conta disso, ele pode comparecer em um banco e solicitar um cheque administrativo mediante a transferência do valor para a conta do banco. É uma forma mais segura para o comprador, bem como ao credor, que tem certeza de que aquele cheque terá fundos e não será preciso ter nenhuma dor de cabeça com o pagamento da venda que realizou.

Caso você queira fazer uma venda em um valor alto, você pode solicitar ao seu comprador um cheque administrativo, pois assim terá a certeza de que receberá todo o dinheiro devido sem preocupações e dificuldades.

Veja também!