Check-in no aeroporto – O que é e o que significa - Konkero

Check-in no aeroporto - O que é e o que significa

Entenda o que significa o check-in no aeroporto e como ele funciona.

O check-in no aeroporto é a primeira coisa a ser feita ao chegar no estabelecimento. Consiste em se apresentar no balcão da companhia aérea ou da agência de viagens em que você comprou as passagens para mostrar seus documentos, como RG ou CNH, passaporte (em casos de viagens internacionais) e o código da reserva eletrônica ou uma passagem de papel, pesar, despachar e identificar a bagagem e retirar o seu cartão de embarque, necessário para embarcar no avião.

Também é possível realizar o check-in online, o que poupa tempo do viajante com filas. Pode ser feito pelo site ou aplicativo da companhia aérea com 30 horas antes do embarque.

Em alguns aeroportos, são disponibilizadas máquinas (totens) que permitem o auto check-in. O viajante deve informar os dados necessários e pegar o cartão de embarque, que é impresso pela máquina. É normal, nesses casos, possuir apenas a bagagem de mão.

Para voos domésticos (para dentro do país), o check-in deve ser feito com 60 minutos de antecedência. Já para voos internacionais, o tempo necessário é de duas horas.

Check-in no aeroporto: o que isso muda na minha vida

É obrigatório que você passe pelo balcão de check-in para se registrar, pesar e despachar a sua mala e retirar o cartão de embarque, que libera sua entrada na sala de espera do avião e permite entrada no voo.

Os documentos necessários são: RG ou CNH e passagens aéreas ou código da reserva online.

Algumas companhias aéreas já permitem que os passageiros façam o check-in e retirem o cartão de embarque online, porém, é sempre bom confirmar a informação.

Nunca esqueça de chegar com antecedência ao aeroporto, pois as filas podem ocupar um tempo importante e comprometer o seu voo.

Veja também!