CET – o que é e o que significa - Konkero

CET - o que é e o que significa

Conheça mais sobre o custo efetivo e como ele é calculado em um empréstimo. 

O CET ou Custo Efetivo Total mostra o quanto você vai pagar por um empréstimo, incluindo todos os impostos e tarifas. O principal custo da operação de um empréstimo é a taxa de juros cobrada pelas empresas. Quando são acrescidos os tributos, tarifas, seguros, custos relacionados ao registro de contrato e outras despesas cobradas na operação, a taxa real da operação aumenta. O valor com todos esses encargos leva o nome de Custo Efetivo Total, o CET.

As informações sobre o CET de um empréstimo ou da fatura de um cartão de crédito devem ser informados ao cliente de forma transparente. Todos os valores devem ser disponibilizados no site da empresa, em contratos e até nos informes publicitários veiculados na TV ou na internet.

O que isso muda na minha vida

Para tentar vender mais, muitas empresas baixam os juros e sobem as tarifas, que nem sempre estarão claras. Por isso é tão importante saber o Custo Efetivo Total. Assim você compara todos os encargos das lojas onde pesquisar. Isso porque às vezes você pode achar que está fazendo um bom negócio por pagar juros mais baixos, mas na hora de fechar o negócio descobre que existem várias tarifas que não estavam claras.

Pesquise bem antes de fechar o negócio e verifique, não só a taxa de juros, mas todos os encargos que serão cobrados no CET do empréstimo ou compra realizada. Leia todas as cláusulas contratuais e, estando de acordo com as taxas cobradas, feche o negócio.

Desconfie de propostas tentadoras. Entre no site da empresa e veja as regras gerais de cobrança e o Custo Efetivo Total que terá o seu empréstimo ou compra.

Veja também:
Guia de palavras – Crédito
Guia de palavras – Konkero