Carteira digital – O que é e o que significa? - Konkero

Carteira digital - O que é e o que significa?

Descubra o que é a carteira digital e para que ela serve.

As carteiras digitais, do inglês “e-wallet”, também são chamadas de carteiras eletrônicas e recebem esse nome por se tratar de um sistema que permite o armazenamento de dados bancários de forma segura e criptografada. Assim, é possível realizar transferências e pagamentos de valores por meio de dispositivos eletrônicos móveis, de modo prático e rápido, sem a necessidade de senhas, mas usando o código PIN gerado na hora, o reconhecimento biométrico digital ou facial.

A carteira digital pode ser usada para compras tanto em locais físicos, como para compras online. Utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) para que a transmissão dos dados aconteça, o processo é muito mais rápido do que realizar pagamentos com cartão de crédito ou até mesmo usando cédulas. Bluetooth ou QR Code também são métodos que podem ser utilizados. Além disso, a carteira digital promete ser mais segura por evitar consideravelmente o número de fraudes.

Carteira digital: o que isso muda na minha vida

As carteiras digitais são muito utilizadas em países mais desenvolvidos, como o Japão, China e os Estados Unidos. Embora ainda não sejam muito conhecidas no Brasil, você pode ter a sua própria carteira digital para realizar pagamentos e transferências de maneira rápida, prática e segura por meio de plataformas específicas. Elas proporcionam comodidade, pois permitem que celulares e tablets façam movimentações financeiras, inclusive pagamentos em lojas ou sites de compras.

Esta inovação utiliza a criptografia para armazenar os dados pessoais e financeiros de seus usuários. Através da tecnologia NFC em smartphones, é possível existir uma comunicação entre dispositivos eletrônicos móveis que possuam essa tecnologia e que estejam próximos, com no máximo 10 cm de distância, por meio da radiofrequência.

Um celular que possui a tecnologia NFC possui um chip em sua traseira, que permite a realização da transmissão de dados a partir de sua aproximação a um aparelho compatível. O dispositivo receptor, por sua vez, não tem acesso aos dados do outro celular, evitando fraudes. Tudo isso acontece de forma rápida e prática.

Ao aproximar o celular com NFC ao dispositivo receptor, os dados de pagamentos aparecerão na tela do celular e será preciso apenas confirmar a compra para que o valor seja debitado do meio de pagamento cadastrado previamente.

Veja mais!