Cartão de crédito – o que é e o que significa - Konkero

Cartão de crédito - o que é e o que significa

Saiba o que é cartão de crédito e como ele pode facilitar sua vida.

O cartão de crédito é um cartão que funciona como dinheiro. Com ele é possível fazer compras durante trinta dias e só pagar no final do período, quando a fatura chegar. Isso é possível porque a administradora do cartão, que pode ser um banco, uma instituição financeira ou uma grande loja de departamentos, cede um limite de crédito aos seus clientes, que devem pagar de volta. Caso haja atraso no pagamento, juros são cobrados sobre o valor devido.

Um dos benefícios do cartão de crédito é a possibilidade de fazer compras em valores mais altos, porque o consumidor consegue parcelar a compra. Muitas vezes, o cliente não tem todo o dinheiro necessário no momento da compra, porém, com o cartão de crédito, é possível parcelar o valor e pagar em prestações menores, desde que o limite do cartão seja o suficiente.

Outra vantagem são as compras instantâneas pela internet. Ao invés de pagar um boleto bancário e ter que aguardar o pagamento ser processado pelo vendedor, que pode levar até 3 dias úteis, com o cartão de crédito, o pagamento é identificado em poucos minutos, acelerando o processo de entrega do produto que foi comprado.

Dados presentes no cartão de crédito

No cartão de crédito, estão inscritos alguns dados importantes, principalmente para fazer compras online. São eles:

  • O número do cartão, composto por 8 dígitos, separados em 4 campos;
  • Nome do titular do cartão;
  • A data de validade do cartão (após essa data, deve-se solicitar outro cartão para prosseguir com o uso);
  • Bandeira do cartão, que é a empresa a qual ele pertence;
  • O código de segurança do cartão, formado por três dígitos, sempre solicitado em compra online.

Tarifas e encargos do cartão de crédito

É possível que o consumidor tenha que pagar algumas tarifas ao usar o seu cartão de crédito, como a anuidade, taxas ao emitir a segunda via do cartão por perda ou roubo/furto, ou ao sacar dinheiro do cartão de crédito, entre outras. Entretanto, a cobrança depende da empresa do cartão e do modelo de cartão que o consumidor escolheu.

Além de oferecer uma alternativa às compras à vista, o cartão de crédito também tem condições diferentes para o pagamento da própria fatura. Normalmente, as empresas disponibilizam o pagamento total, o pagamento mínimo e o pagamento parcelado.

O pagamento mínimo e o pagamento parcelado sofrem cobrança de juros nas próximas faturas. Antes, o consumidor podia escolher sempre o pagamento mínimo, iniciando um ciclo rotativo e formando uma grande bola de neve pelo acúmulo dos juros. Porém, desde 2017, as novas regras do rotativo entraram em vigor e, assim, não é possível usar o rotativo por mais de 30 dias. Ou seja, o pagamento mínimo é permitido em uma fatura, porém, na fatura seguinte, já não é mais, fazendo com que o consumidor tenha que pagar o valor total ou parcelar a sua fatura.

Cartão de crédito: o que isso muda na minha vida

Ter um cartão de crédito traz maior segurança, pois você não precisa carregar dinheiro, assim como o cartão de débito. Além disso, permite comprar um produto mais caro, porque você poderá parcelar o valor. E, ainda, dependendo do seu cartão de crédito, você poderá participar de programas de pontos, milhagens ou descontos.

É importante que você não compartilhe as informações inscritas no seu cartão, pois elas podem, facilmente, permitir que compras sejam feitas em seu nome.

Se você está com o seu primeiro cartão de crédito em mãos, cuidado para não perder o controle. Como você não tira o dinheiro da carteira nas compras com cartão, talvez tenha a falsa sensação de que você não está gastando nada. E, quando a fatura chegar, você pode não ter todo o dinheiro para pagá-la. Se atrasar a conta, saiba que os juros do cartão custam bem caro. Por isso, gaste apenas o que, de fato, você conseguirá pagar no final do período.

Uma alternativa é solicitar um cartão de crédito pré-pago, que é semelhante a um cartão de débito e bem diferente de um cartão de crédito normal, porém, evita que você se complique e crie dívidas. Nele, é preciso colocar o crédito previamente, e não é possível parcelar as compras.

Veja também!