Cartão de crédito com chip – O que é e o que significa - Konkero

Cartão de crédito com chip - O que é e o que significa

Entenda o que é o chip presente no cartão de crédito e saiba qual é a sua finalidade.dívida-cartão

O cartão de crédito com chip foi criado para que, ao pagar as compras feitas por esse meio, os consumidores não precisem mais assinar depois de cada transação realizada. Assim, o cliente deve apenas digitar a sua senha, autorizando a transação de forma rápida, prática e automática.

Através do chip do cartão de crédito, todas as informações do cliente são passadas ao estabelecimento e o mesmo acontece com o cliente, que receberá as informações do estabelecimento a partir do momento que o seu cartão de crédito foi inserido no terminal eletrônico – também chamado de máquina de cartão. Desta forma, as transações são mais seguras e correm menor risco de fraudes, pois só são autorizadas após essa verificação de informações.

Cartão de crédito com chip: o que isso muda na minha vida

É muito mais seguro possuir um cartão de crédito com chip, pois ele apresenta menor risco de fraudes, como clonagens, do que outros tipos de cartões. Quando as compras são realizadas no crédito, o terminal eletrônico do estabelecimento identifica os dados do cliente como seu nome, validade do cartão e tipo do cartão (crédito ou débito).

Por baixo da parte metálica visível do chip, na parte interna do cartão, estão todos os mecanismos necessários para a troca de informações, como a memória, onde ficam armazenados todos os dados.

Para finalizar a compra, é necessário que o cliente digite a sua senha e, assim, a administradora do cartão fará uma análise de qual estabelecimento fez o pedido de transação, se ele é autorizado e, se o cliente tiver o saldo positivo, a transação é aceita em poucos segundos.

Veja também!