Carência do seguro ou plano de saúde – o que é e o que significa - Konkero

Carência do seguro ou plano de saúde - o que é e o que significa

Descubra o que é carência do seguro ou plano de saúde e o que isso muda na sua vida.

Os planos de saúde são uma das alternativas para realizar consultas e acompanhamentos médicos. Hoje no mercado existem inúmeras empresas que oferecem convênios coletivos e individuais para os clientes. A disponibilidade deles irá depender da quantidade de pessoas inclusas no plano e a cobertura oferecida pela empresa.

Existem algumas regras que o beneficiário deve verificar antes de assinar um contrato com a empresa de plano de saúde. Uma delas é a carência do plano médico. Trata-se de um período no qual o contrato não cobre determinadas doenças. Os períodos variam de acordo com os tipos de doenças.

Segundo a Agência de Saúde Suplementar – ANS, em casos de urgência ou emergência, o período de carência pode ser no máximo de 24 horas após a contratação do plano.

Já no caso de doenças e lesões preexistentes, quando o paciente já sabe que possui, o período pode ser de 24 meses, porém, isso pode variar. Em algumas empresas o período de carência pode ser menor do que os estipulados pela ANS.

A carência também está presente nas companhias de seguro. Por se tratar de um período onde as normas do contrato ainda não estão vigentes, o segurado não tem direito a ser ressarcido de algum sinistro. A justificativa de execução da carência nas apólices de seguros possui o objetivo de evitar fraudes e os aproveitamentos contratuais.

Carência de seguro ou plano de saúde: o que isso muda na minha vida

Antes de fechar um seguro ou plano de saúde,veja quais são suas carências, pois no período de carência você terá de pagar pelos serviços daquela doença por conta própria.

Pesquise o histórico das empresas em sites de reclamações ou até mesmo no site da ANS em casos como os planos de saúde e descubra a reputação dos serviços antes de contratar. Você pode pesquisar sobre a empresa através do site da ANS.



Verifique também as clínicas, hospitais, laboratórios e redes de assistência credenciadas pelo seguro contratado. Alguns procedimentos podem ser cobrados à parte e outras taxas podem estar inclusas nos serviços.

Veja também:

Guia de palavras – Plano de saúde
Guia de palavras – Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.