Cancelamento do contrato de seguro - o que é e o que significa

Entenda o que é e como funciona o cancelamento de contrato de seguro.

Documentos-para-contrato-de-locação

O cancelamento do contrato de seguro é um direito tanto do consumidor, que fez a contratação de um plano de seguro – seja de vida, veículo, imóvel ou outro – e decidiu cancelar antes do término da vigência do contrato, quanto da própria seguradora, que também pode fazer o pedido de cancelamento.

Infelizmente, mesmo tendo se tornado uma necessidade, o custo de manter um seguro pesa no bolso do consumidor, por isso, em alguns casos é preciso fazer o cancelamento antes do término do contrato. Ocorre que, com a quebra do contrato de seguro, a seguradora pode reter parte do prêmio que foi pago pelo consumidor, bem como o valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Esses valores são avaliados de acordo com a Tabela de Curto Prazo, disponibilizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados),  órgão responsável pelos seguros.

O que isso muda na minha vida



É importante avaliar as suas condições no momento da contratação de um seguro, além de lembrar de que, ao solicitar o cancelamento antes do término do contrato, não se recupera todo o valor pago de prêmio à seguradora, pois boa parte do dinheiro fica retida como o pagamento pelo período de utilização dos serviços, bem como para o pagamento do IOF, sem contar que seu bem ficará descoberto pelo seguro, e você corre o risco de perdê-lo caso alguma fatalidade aconteça. Portanto, tanto a contratação de um seguro, quanto seu cancelamento devem ser atitudes bem pensadas.

Veja também!

 




comentários