Cancelamento do contrato de seguro – o que é e o que significa - Konkero

Cancelamento do contrato de seguro - o que é e o que significa

Entenda o que é e como funciona o cancelamento de contrato de seguro.

Documentos-para-contrato-de-locação

O cancelamento do contrato de seguro é um direito tanto do consumidor, que fez a contratação de um plano de seguro – seja de vida, veículo, imóvel ou outro – e decidiu cancelar antes do término da vigência do contrato, quanto da própria seguradora, que também pode fazer o pedido de cancelamento.

Infelizmente, mesmo tendo se tornado uma necessidade, o custo de manter um seguro pesa no bolso do consumidor. Por isso, em alguns casos, como perda do emprego ou redução de renda, é preciso fazer o cancelamento antes do término do contrato.

Porém, ocorre que, com a quebra da apólice de seguro, a seguradora pode reter parte do prêmio que foi pago pelo consumidor, bem como o valor do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Esses valores são avaliados de acordo com a Tabela de Curto Prazo, disponibilizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pelos seguros.

Cancelamento do contrato de seguro: o que isso muda na minha vida

Ao se encontrar em uma situação desfavorável, considere tentar negociar com seu corretor ou seguradora as condições de pagamento do seguro. Se ainda assim, estiver muito difícil manter o seguro, solicite o cancelamento.

É importante avaliar as suas condições no momento da contratação de um seguro, além de lembrar de que, ao solicitar o cancelamento antes do término do contrato, não se recupera todo o valor pago de prêmio à seguradora, pois boa parte do dinheiro fica retida como o pagamento pelo período de utilização dos serviços, bem como para o pagamento do IOF.

Além da perda financeira, lembre-se de que, ao cancelar seu contrato de seguro, o seu bem ficará descoberto pelo seguradora e você corre o risco de perdê-lo caso alguma fatalidade aconteça. Portanto, tanto a contratação de um seguro, quanto seu cancelamento devem ser atitudes bem pensadas. Apesar de saber que imprevistos acontecem, se planeje para manter o seguro e não perder o dinheiro já investido.

Veja também!