Câmbio - O que é e o que significa

Entenda o que é o câmbio e como ele funciona.

Câmbio significa troca. Então, se referindo ao mercado financeiro, câmbio é a troca de um valor de determinada moeda para outro de moeda diferente, porém, o termo também pode se referir à taxa cobrada para este tipo de serviço, conhecida como taxa de câmbio.

O que isso muda na minha vida

Para fazer a troca da moeda você pode procurar casas de câmbio ou bancos, porém, é importante lembrar que se a troca for feita no banco os valores podem ficar mais altos, já que as instituições financeiras costumam cobrar taxas de câmbio maiores.



É importante lembrar que a finalidade do valor a ser trocado também influencia no preço pago pela conversão, ou seja, se você usará o dinheiro para turismo ou negócios. Usando a conversão do real para dólar como exemplo, em geral, o dólar comercial costuma ser mais barato que o de turismo.

Se a troca for feita por uma casa de câmbio no Brasil, é preciso tomar cuidado para escolher uma que seja registrada ao Banco Central, pois é proibido uma pessoa andar na rua com dinheiro em moeda estrangeira sem comprovar de onde ele veio. Assim, escolhendo uma casa de câmbio que seja registrada ao Bacen, ela mesma emitirá um documento que comprovará a utilidade do valor em moeda estrangeira e se responsabilizará pela troca.

Veja também!




comentários