Boleto bancário / Boleto de cobrança – o que é e o que significa - Konkero

Boleto bancário / Boleto de cobrança - o que é e o que significa

Saiba o que é boleto bancário e o que ele muda na sua vida.

Boleto bancário ou boleto de cobrança é um documento com código de barras, utilizado para o pagamento de diferentes tipos de contas. Caso o pagador não tenha conta bancária, ele pode pagar o boleto bancário em caixas físicos de bancos ou em lotéricas. Se possuir conta em algum banco, pode pagar em caixas eletrônicos e também pela internet.

No boleto bancário constam os dados de quem cobra e de quem paga, o valor e os encargos, se houver, além da data de vencimento.

Diversas empresas optam por enviar as cobranças aos seus clientes através de boletos bancários, pois são documentos de fácil acesso (muitas vezes são enviados pelo correio) e de fácil pagamento.

Boleto bancário / boleto de cobrança: o que isso muda na minha vida

Pelo fácil acesso e pagamento, o boleto bancário é o único método de cobrança em muitas empresas. Além disso, em compras online, a opção por esse meio de pagamento geralmente oferece descontos ao cliente.

O não pagamento de determinados boletos bancários pode gerar multas, acúmulo de juros e, ainda, protestos e negativação do seu nome, causando problemas, como dificuldade em conseguir empréstimos ou financiamentos.  Por isso, é importante manter o seu endereço sempre atualizado e, quando for viajar por muito tempo, ver como pagar determinada conta antes que ela vença.

Veja também!

Guia de palavras – Bancos
Guia de palavras – Konkero