Black Friday 2019: quais cuidados tomar nas compras online - Konkero

Black Friday 2019: quais cuidados tomar nas compras online

A Black Friday está chegando. Você sabe quais cuidados são necessários nas compras online? Confira!

Toda última sexta-feira de novembro acontece a Black Friday. A data, famosa nos Estados Unidos, veio para o Brasil há alguns anos e promete ótimos descontos em diversos produtos, como celulares, geladeiras, televisões, entre outras coisas. As compras podem ser feitas tanto em lojas físicas, como em lojas virtuais, porém, alguns cuidados são fundamentais para você não seja enganado e perca o seu dinheiro.

Veja agora no que você deve prestar atenção para aproveitar a Black Friday da melhor maneira possível.

Quais cuidados tomar nas compras online na Black Friday

1. Compare os preços o quanto antes

Compare os preços entre as lojas para encontrar o mais baixo. Você não precisa ir de site em site, mas pode fazer a comparação em sites comparativos, como Buscapé, Já Cotei e Zoom. O bom desses sites que é eles mostram lojas verdadeiras e confiáveis.

Além disso, quanto mais cedo você começa a comparar os preços, mais você consegue acompanhar as variações de preço. Ou seja, você consegue saber se o preço realmente caiu no dia da Black Friday, ou se ele aumentou para depois cair – o famoso “metade do dobro”.

2. Confira se o site é seguro e real

Durante a Black Friday, a quantidade de sites falsos aumenta. O consumidor é atraído pelo preço baixo e acaba perdendo o seu investimento. Para não cair nesse golpe, compre em sites conhecidos. Verifique se a URL está correta, se há um cadeado fechado na barra de endereços e se os certificados de segurança que aparecem no final da página estão com os links devidos.

3. Desconfie de preços muito baixos

Se o desconto for muito grande ou o preço for muito diferente do que a maioria dos estabelecimentos está oferecendo, desconfie, principalmente se for em uma loja virtual que você não conheça. Por mais que o preço seja atrativo, é melhor pagar um pouco mais e receber o produto, do que pagar barato e ficar apenas com o prejuízo.

4. Veja a descrição do produto e outras condições

É comum que, para conseguir comprar o produto antes que acabe  estoque, as pessoas façam as compras rapidamente, sem verificar o que de fato vem junto com o produto. Para não correr o risco de pensar que o produto incluía determinado item, não deixe de conferir tudo o que está incluso.

Na compra de um smartphone, por exemplo, alguns acessórios vêm junto com o aparelho, como carregador e fone de ouvido. Assim, antes de fechar a compra, verifique todos os itens inclusos, para não esperar por algo e ser decepcionado.

Além disso, consulte as condições de trocas e garantias. Isso é essencial caso o seu produto apresente algum problema ou você tenha que trocá-lo por qualquer outro motivo.

5. Consulte as recomendações da loja virtual

Saber sobre as avaliações dos usuários das lojas virtuais também é bom para evitar fraudes e ciladas. Lojas com poucas avaliações ou mal avaliadas devem ser evitadas, a fim de afastar dores de cabeça. Você pode conferir a credibilidade das lojas em sites como o Reclame Aqui ou, ainda, no site do Procon, onde você encontra as empresas que têm mais reclamações, além de uma lista com empresas não recomendadas pelo próprio Procon. Você pode conferir esta lista aqui.

Com esses cuidados, você poderá aproveitar as promoções da Black Friday e ainda vai economizar o seu dinheiro!

Veja também!