Banco Central do Brasil / BC / Bacen - o que é e o que significa

Descubra o que significa Banco Central do Brasil e saiba o que isso muda na sua vida.

O Banco Central do Brasil é o responsável por controlar a quantidade de dinheiro que circula no país, os créditos disponíveis, as taxas de juros e como anda a economia – entre outras ações ligadas ao sistema financeiro.

Fundado no fim do ano de 1964, o BACEN (ou BC, como também é conhecido) é uma das principais autoridades monetárias do país. Herdou atribuições de outras três instituições: a Superintendência da Moeda e do Crédito, o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional.

O Banco Central é o principal agente financeiro do governo federal. Todos os gastos do país e recursos passam pela auditoria da instituição. Os outros bancos, privados ou públicos, também prestam contas para o BACEN.

A Casa da Moeda do Brasil é a responsável por produzir o papel em que as notas são impressas, porém o BC é o responsável por emitir e colocar em circulação o dinheiro fabricado. Ele também monitora e fiscaliza o funcionamento cambial e o de todos os outros bancos do país.

O BACEN está presente em 10 capitais brasileiras, incluindo a sede em Brasília e as unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Banco Central do Brasil: que isso muda na minha vida

Se você tiver algum problema com o seu banco, tentar resolver e, mesmo assim, tudo continuar na mesma, você pode entrar em contato com o Banco Central.

Caso queria fazer isso, descreva bem o problema e tenha o histórico das reclamações e dos protocolos. Dica importante: só entre em contato com o Banco Central depois de tentar resolver seu problema com seu banco.

Para fazer uma reclamação, acesse o Portal do Cidadão.

O Banco Central abre vagas para trabalhar em suas sedes todos os anos. Os interessados em ingressar na instituição devem prestar concurso público e realizar testes de aptidão. Mais informações sobre o BACEN podem ser encontradas aqui.

No site também é possível consultar o expediente e os contatos para falar com as sedes do Banco Central. Por ser um órgão público, o ambiente virtual do BC ainda fornece diversas informações sobre taxas de juros, inflação, auditorias e contratos.



O banco também promove ações e estudos para ajudar o cidadão a entender mais sobre educação financeira. O Banco Central do Brasil é reconhecido internacionalmente por promover iniciativas de inclusão sobre o mercado financeiro.

Veja também!

 


Compartilhe