Autônomo – o que é e o que significa - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Autônomo - o que é e o que significa

Saiba o que é um trabalhador autônomo e veja o que isso pode influenciar na sua carreira.

Um trabalhador autônomo é aquele que não tem um vínculo empregatício com nenhuma empresa, fazendo o seu trabalho de maneira independente e por conta própria. Deste modo, não há prestação de contas, a não ser para o cliente.

O trabalhador autônomo tem total responsabilidade do seu trabalho, devendo arcar com todos os custos envolvidos. Ele também organiza sua própria rotina e método de trabalho, podendo escolher seu horário e outras definições que, normalmente, são estabelecidas pelas empresas empregadoras.

Diferente de empregados, o autônomo não tem registro em carteira, não tendo direto aos benefícios da CLT, como férias, 13º salário e FGTS. Além disso, o seu pagamento não é um salário, mas sim, um valor previamente combinado por meio de um contrato de prestação de serviços em caráter temporário.

Autônomo: o que isso muda na sua vida

O trabalho autônomo é uma solução para as pessoas que estiverem com dificuldades em conseguir um emprego. Trabalhando por conta própria, você tem autonomia das suas ações e pode definir sua própria rotina, tendo, ainda, um dia a dia mais confortável. Você não deixará de trabalhar e de receber a sua remuneração devida, e ainda trabalhará nas condições que você mesmo colocar para si, de acordo com o serviço que você prestar.

Você também pode exercer o trabalho autônomo enquanto trabalha no regime CLT em uma empresa. Isto é, você pode ser freelancer nos períodos em que não estiver em seu local de trabalho, o que te garante renda extra.

Existe ainda a possibilidade de você exercer somente o trabalho autônomo, pensando até em abrir seu próprio negócio. Se o seu faturamento anual é de até R$ 60 mil, você pode formalizar o seu negócio e se tornar MEI.

Veja também!

Guia de palavras Konkero
Guia de palavras – Negócios