Apólice de seguro – o que é e o que significa - Konkero

Apólice de seguro - o que é e o que significa

Saiba o que é a apólice de seguro e entenda porque este documento é tão importante na contratação de um seguro.

A apólice de seguro é o contrato feito entre o segurado e a seguradora, onde constam todos os detalhes do seguro que foi contratado, como quais os sinistros que serão cobertos pela seguradora, qual valor o segurado pagará – também chamado de prêmio -, quais os direitos e deveres de quem contratou e foi contratado. Ou seja, é na apólice que estão todos os pontos que foram acordados no momento em que o segurado e a seguradora fecharam negócio.

Além disso, também estão presentes na apólice de seguro os dados pessoais de quem está contratando os serviços, bem como os da empresa contratada, e ainda, os dados do bem que está sendo segurado. No caso de seguros de automóveis, por exemplo, todos os dados do veículo devem constar na apólice.

Tratando-se de um contrato, a apólice de seguro deve ser assinada pelas duas partes, seguradora e segurado.

Apólice de seguro: o que isso muda na minha vida

A apólice de seguro é o documento mais importante na contratação de um seguro. Isso porque é nela que tanto o segurado como a seguradora verificam o que cada um pode e deve realizar.

Você deve sempre solicitar para seu corretor a apólice de seguro e guardá-la com você. Sem receber a apólice, você não tem como ter certeza de que seu seguro está feito. Também é fundamental que você confira todos os dados da apólice fechada. Se houver algum erro e você não perceber, o prejudicado será você mesmo.

Existem corretores que tentam reduzir o preço do seguro modificando a proposta e, consequentemente, a apólice. O problema é que muitos clientes não conferem e, caso o corretor aumente o valor da franquia para baixar o preço final do seguro, por exemplo, eles terão que gastar mais se precisar acionar o seguro. Por essa razão, jamais esqueça de conferir todos os dados e cláusulas antes de assinar a apólice. Se encontrar algo que não concorde, não assine e busque entender o que aquilo pode significar, para não ter prejuízos mais tarde.

Veja também:

Guia de palavras – Seguros
Guia de palavras Konkero