Aplicativo CNH Digital: como funciona - Konkero

Aplicativo CNH Digital: como funciona

Sabia que você pode ter uma versão da sua CNH no seu celular? Descubra como é possível!

O Detran disponibilizou uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação que pode ser acessada pelo seu celular, através do aplicativo CNH Digital. O aplicativo, que não terá custo algum, é uma alternativa para evitar aquela multa e retenção do veículo por conta do esquecimento do documento, que terá a mesma validade que o impresso.

Ficou interessado para ter a sua CNH direto no celular? Descubra como funciona e quais as condições para solicitar a versão digital do seu documento.

Como funciona o aplicativo CNH Digital

Com o app CNH Digital o motorista poderá apresentar a versão eletrônica de seu documento sem complicações. Após o cadastro e liberação da CNH Digital, o documento será acessado com apenas uma senha de 4 dígitos e a veracidade do mesmo será validada através da leitura de um QR Code.

O aplicativo CNH Digital é gratuito e seguro, pois possui um sistema criptografado, além de estar disponível para Android e IOS. Porém, fica a critério do Detran de cada estado cobrar pela emissão da versão digital do seu documento e o valor a ser cobrado.

Caso você perca o celular será preciso solicitar o bloqueio do documento junto ao Detran do seu estado, mas se você possuir a certificação digital, ele pode ser feito diretamente pelo seu celular, assim como a solicitação da CNH Digital.

Quem pode ter a CNH Digital

Apenas condutores de veículos que possuam a CNH nova, emitida a partir de 02 de maio de 2017, podem solicitar a versão eletrônica do documento. A razão é que todas as CNHs emitidas após essa data têm em seu verso um QR Code, que deverá ser lido por seu celular para o acesso à CNH Digital.

Quem possui a CNH impressa na versão antiga precisará solicitar a 2ª via do documento no site do Detran do seu estado antes de fazer o download do app CNH Digital.

É importante que a CNH esteja dentro do prazo de validade e não tenha bloqueios, como suspensões. Atente-se também aos estados que já liberaram o app CNH Digital, pois o serviço estará disponível aos poucos até a data limite, que é 01 de julho de 2018. Clique aqui para visualizar os estados que já estão habilitados para o acesso ao aplicativo.

Como fazer o download da CNH Digital

Antes de fazer o download do aplicativo CNH Digital você precisa acessar o Portal de Serviços do Denatran e fazer um cadastro. Em seguida será preciso comparecer ao Detran que emitiu a sua Carteira Nacional de Habilitação e confirmar seus dados.

Com os passos acima finalizados será preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular, que pode ter o sistema operacional Android ou IOS, e pesquisar “CNH Digital” para localizar o app.

Após fazer o download da CNH Digital o acesso à versão eletrônica da sua Carteira Nacional de Habilitação se dá a partir do número do seu CPF e um código de ativação, enviado via e-mail pelo Detran aos usuários cadastrados, quando a versão eletrônica já estiver disponível em seu estado.



Com a ativação feita, será preciso criar uma senha de 4 dígitos para acessar a CNH Digital em seu celular sempre que precisar.

Para fazer o download da versão eletrônica da sua Carteira Nacional de Habilitação será preciso ter um celular Android com versão igual ou superior a 4.1. Para celulares com o sistema IOS a versão mínima exigida é a 10.0.

Veja mais!


Compartilhe