Anuidade do cartão de crédito – o que é e o que significa - Konkero

Anuidade do cartão de crédito - o que é e o que significa

Entenda o que é anuidade de cartão de crédito e qual a sua finalidade.

A anuidade do cartão de crédito é o valor que várias instituições financeiras  e empresas responsáveis por esses cartões cobram de taxa, servindo como remuneração pela manutenção do serviço de crédito. Ela pode ser conferida na fatura do cartão. Normalmente, é cobrada em várias parcelas mensais, durante todo o ano, apesar de poder ser cobrada à vista.

Muitas vezes, o valor da anuidade do cartão de crédito pode ser negociado. Para isso, é preciso entrar em contato com a empresa responsável e fazer essa solicitação. Além disso, essa taxa também pode garantir alguns benefícios, como programas de pontos ou milhagens.

Atualmente, com o crescimento dos bancos digitais, a cobrança da anuidade tem diminuído, uma vez que o consumidor acaba optando por cartões isentos de taxas.

Anuidade do cartão de crédito: o que isso muda na minha vida

Ao adquirir um cartão de crédito que possua anuidade, você deverá pagar essa taxa parcelada ou de uma única vez, dependendo do cartão e do que for negociado. Também é possível que você pague o valor da anuidade mais baixo no primeiro ano, mas, que aumente do ano seguinte.

Outra fator que pode ser negociado é o valor. Você pode entrar em contato com a empresa responsável pelo seu cartão e solicitar a redução do custo com anuidade. Saber sobre os valores cobrados por outras instituições financeiras pode ajudar nesta hora, além de ser um bom pagador.

Algumas vezes, o pagamento da anuidade pode valer a pena para o consumidor, como quando há programas de descontos, de pontos ou de milhagens. Assim, é importante analisar bem e comparar o valor pago com os benefícios, buscando saber se compensa. Caso não compense, você pode escolher um cartão digital que não tenha anuidade, saindo mais barato para você.

Verifique também se o cartão de crédito é um modelo internacional da empresa. Geralmente, esses cartões possuem a anuidade mais cara. Se você não utiliza ele no exterior, troque por um cartão de crédito nacional. A anuidade de cartões para uso exclusivo no Brasil são menores e valem mais a pena!

Veja também!