Alíquota – O que é e o que significa - Konkero

Alíquota - O que é e o que significa

Descubra o que é a alíquota e para quê ela serve. 

A alíquota funciona como uma base de cálculo feita sobre os impostos de compras e pagamentos. Ela é utilizada para calcular a tributação sobre serviços e pode ser encontrada em contas mensais, taxas, contribuições, empréstimos compulsórios, entre outros.

Ligada diretamente à economia, o cálculo da alíquota é feito de acordo com as necessidades de um país ou estado, levando em consideração sua produção industrial e o fornecimento de produtos e serviços. Por isso, o custo do imposto é variável, de acordo com o ramo de atividades e o nível de incidência calculado pelo governo.

Contudo, a alíquota entra nos impostos para nivelar o custo de cobrança, de acordo com as demandas estabelecidas pelos produtos, os serviços e o estado.

Exemplo: Digamos que você compre uma geladeira em um período onde o IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados está reduzido. Consequentemente, você pagará menos no preço total da geladeira, porque, um dos impostos cobrados, neste caso o IPI, está menor e resulta na incidência menor da alíquota.

O que isso muda na minha vida

Como foi dito, a alíquota determina o ajuste do valor de um tributo, seja ele para mais ou para menos. Esse ajuste é feito com base nas necessidades de um país ou de um estado. Além disso, a alíquota também pode ser aplicada no controle de uma economia, já que qualquer alteração no seu ajuste interfere nos negócios, seja de uma empresa, ou de uma federação, por exemplo.

Contudo, quando o direito tributário de determinada cidade ou estado define qual será o valor da alíquota para os impostos, tributos e outros produtos, os cidadãos devem ficar atentos aos encargos estabelecidos pelo serviço prestado.

Fique de olho em balanços e divulgação de dados sobre os impostos cobrados, principalmente sobre produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Dependendo do período em que a compra for realizada, você pode economizar dinheiro se os impostos de produção de geladeiras, fogões ou máquinas de lavar roupas estiverem reduzidos e a base de cálculo da alíquota abaixar os preços dos equipamentos.

Veja também!