Alienação - o que é e o que significa

Descubra o que é alienação e o que isso muda na sua vida.

Alienação é o ato de transferir um carro, imóvel ou outro bem de alguém para um terceiro. Acontece, por exemplo, em financiamentos de veículos. Nesse caso, o bem fica com quem comprou, mas é propriedade do banco até o final do pagamento.

Existe também a alienação fiduciária que, por sua vez, não libera a venda do bem até o pagamento total ser feito. Alguns bancos e financiadoras podem liberar a venda em casos específicos. Saiba mais sobre Alienação Fiduciária.

Se por acaso o comprador decidir vender o bem para algum terceiro, o banco deve ser informado. Algumas dívidas do imóvel ou carro passam para o novo dono. O ideal é que ambas as partes estejam de acordo com todo processo de financiamento e compra.

Alienação: o que isso muda na minha vida

Se você vender um carro alienado, por exemplo, precisará da autorização do banco. Além disso, a responsabilidade de manter o pagamento do financiamento, da documentação e das multas ainda é sua. Isso porque você não consegue transferir a documentação do carro enquanto ele estiver alienado.



Na prática, quer dizer que se o comprador do seu carro deixar de pagar algo, você será cobrado por isso. E, no final, seu nome pode até ser negativado.

Veja também:

Guia de palavras – Crédito
Guia de palavras – Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.