Alibaba: importe produtos por atacado com preços baixos

Conheça o Alibaba.com, o site para comprar produtos importados em diversas categorias.

O Alibaba é um site de compras online onde é possível importar produtos de fora do Brasil. O site pertence ao Grupo Alibaba, que também é dono do AliExpress, e é destinado a empresas de pequeno e médio porte que desejam comprar produtos em grandes quantidades.

Com a plataforma é possível comprar ou vender produtos de diversas nacionalidades como China, Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Peru, entre outros.

Abaixo, você confere mais informações sobre a plataforma e um passo a passo sobre como utilizar o site para comprar e vender com segurança. Confira!

As principais regras de uso do Alibaba

O Alibaba é uma plataforma que conecta vendedores de várias partes do mundo a compradores. Em geral, os produtos são vendidos em grande quantidade e, para utilizar o site, é importante que você fique atento a alguns detalhes.

O site funciona como o Mercado Livre, onde existe todo tipo de vendedor: desde o mais honesto até aquele que pretende dar um golpe. Por isso, um dos cuidados mais importantes para se tomar antes de fechar a compra, é analisar a avaliação do vendedor dada pelos usuários do site.

Atenção nas formas de pagamento das compras no Alibaba!

O Ali Express não garante o sucesso da transação da compra, é apenas uma plataforma que conecta vendedores a compradores. Por isso, é interessante que você prefira o PayPal, que é uma forma segura tanto para você quanto para o vendedor.

Para essa forma de pagamento é preciso ter uma conta no site e usar o cartão de crédito, mas o dinheiro fica parado no sistema deles até que o vendedor envie o produto para você. Quando estiver tudo certo, seu pagamento sai do PayPal e cai na conta do vendedor. Isso garante que ninguém será prejudicado.

Mas o site também oferece outros tipos de pagamentos e a dica é que o usuário pesquise a procedência dessas formas para não perder dinheiro e correr o risco de ficar sem o produto comprado.

Os passos para navegar com segurança no Alibaba

1. A página inicial do Alibaba é bastante prática. O site é em português, possui barra de busca e um menu na lateral esquerda, onde o usuário pode navegar facilmente pelas categorias de produtos. Também é possível mudar o idioma do site em sua parte superior.

alibaba1

2. Ao navegar pela barra de busca, é possível perceber que o Alibaba não é tão interativo quanto o Ali Express. Porém, com a barra de navegação, onde ficam todas as categorias de produtos é possível filtrar a busca com opções como material, país de origem, estilo, característica, etc.

alibaba2

3. O preço dos produtos do Alibaba.com aparece para o usuário em dólar, mas é possível fazer uma cotação dentro do próprio site para converter o valor em real.

alibaba3

4. Ao clicar no produto, o usuário tem mais informações sobre ele e também tem a opção de entrar em contato com o fornecedor ou iniciar a compra. Se decidir realizar a compra, é importante saber que mesmo que o site seja em português, a página de compra é em inglês.

alibaba4

5. Na página de compra, o usuário encontrará tudo em inglês, por isso, prestar atenção nas informações antes de fechar a compra é essencial. Nela, são pedidas informações como quantidade de peças (lembrando que o site só trabalha com a venda de produtos por atacado), o preço que o usuário deseja pagar por cada uma e a forma de envio do produto.

alibaba0000

6. Se o usuário ainda não tiver login e senha no site, nessa hora será solicitado que ele faça um cadastro para poder continuar a compra. Após o acesso, será necessário confirmar a forma de pagamento, de envio, confirmar a compra e esperar o produto chegar.

Os concorrentes do Alibaba.com

A recomendação geral para estes sites – inclusive para o Alibaba – é que você desconfie de anúncios que parecem ótimos negócios e escolha sempre vendedores com boa reputação. Confira abaixo três sites com a mesma função do estrangeiro Alibaba.

Ebay Brasil

O Ebay é conhecido de longa data por ser prático e oferecer opções diversificadas para quem gosta de importar produtos estrangeiros. Com a chegada do Ebay Brasil o processo de compra se tornou mais fácil – já que a plataforma é em português e a busca de palavras chave também pode ser feita no nosso idioma – e mais seguro, pois o site utiliza o PayPal como forma de pagamento, além de diminuir os impostos cobrados sobre os peças vendidas na plataforma.

Mas assim como os outros sites que seguem essa mesma linha de vendas, é importante ficar atento à reputação do vendedor para não cair em furadas. Para evitar isso, em cada produto é possível ver a reputação do vendedor de acordo com a nota e avaliação que os usuários do deram.

Mercado Livre

Como o Mercado Livre é um site que coloca vendedores e compradores em contato, você não sabe se pode confiar em quem anunciou. Então, logo abaixo de cada anúncio, existe um gráfico com cores que vão do vermelho ao verde para indicar a reputação do vendedor. Quanto maior a porcentagem e quanto mais próximo do verde ele estiver, mais confiável é o dono do anúncio. E, se você clicar em “ver mais dados deste vendedor”, terá acesso aos comentários de quem fez negócio com ele – fechando a compra ou não.

Prefira usar a forma de pagamento do PayPal no Mercado Livre e garanta que não terá prejuízos. E fique atento: o Mercado Livre é bastante conhecido por não resolver os problemas dos compradores do site. E essa qualidade de atendimento ruim pode trazer problemas se você não tomar todos os cuidados antes de fechar a compra.



OLX

Neste site é possível começar as buscas por estado, o que é uma forma vantajosa de pesquisar os anúncios, afinal, o frete tende a ser menor. Assim como nos sites citados anteriormente, a preocupação com o vendedor é um dos pontos principais. Mas como a OLX não tem um sistema de avaliação, um caminho é olhar todos os anúncios que ele já fez e redobrar o cuidado na hora de fazer o pagamento. Por isso, evite fazer o pagamento antecipado – você pode sugerir o PayPal, por exemplo. Caso vá encontrá-lo pessoalmente, marque em local público, faça o pagamento quando receber o produto e peça um comprovante.

Veja também!

 




comentários