Alfândega - O que é e o que significa

Entenda o que é a alfândega e qual a sua importância dentro dos aeroportos.

A alfândega é um departamento localizado dentro dos aeroportos que fiscaliza e controla a entrada e saída de mercadorias de um país. Este departamento também é responsável pelos tributos cobrados por essas mesmas mercadorias.

O que isso muda na minha vida

É importante ficar atento às taxas que podem ser cobradas do viajante por portar em sua bagagem itens que excedam o limite permitido pela alfândega. Em caso de uma viagem internacional que o objetivo seja principalmente comprar roupas e eletrônicos, vale ficar atento ao limite de valor máximo que pode passar pela alfândega, que é de U$500, pela via aérea.



Além disso, o que muitos não sabem e que os aeroportos não informam direito, é sobre a quantidade de itens que podem passar pela alfândega. Assim, se os funcionários deste departamento determinarem que o passageiro carrega muitos itens em sua mala, o mesmo pode bloquear a entrada dos produtos no país ou cobrar taxas consideráveis.

O interessante é o passageiro declarar antecipadamente todos os bens que carrega com ele, principalmente itens de uso pessoal que não são considerados como bagagem, por exemplo, bicicleta, tablet, notebook, etc. A declaração deve ser feita através do portal da Receita Federal nesse link.

Veja também!




comentários