Airbnb: entenda como funciona

Se você tem um cômodo livre em casa e quer fazer uma grana extra, ou deseja viajar e se acomodar em lugares inusitados a um valor acessível, conheça como funciona o Airbnb!

airbnb logo

O Airbnb é uma referência quando o assunto é economia colaborativa. A empresa traz um conceito conhecido como mercado comunitário e permite que pessoas cadastrem acomodações disponíveis para aluguel ao redor do mundo inteiro. Através disso, a plataforma online do Airbnb conecta proprietários de acomodações com pessoas que precisam de um lugar para ficar, seja por dias, semanas e até meses. Assim, os proprietários podem ter uma renda extra, e quem precisa de uma acomodação, tem a vantagem de conseguir preços mais acessíveis. E o melhor: toda essa negociação é feita online, pelo computador, celular ou tablet.

Conheça mais sobre como funciona o Airbnb e saiba como essa pode ser uma oportunidade de conhecer pessoas e lugares diferentes sem gastar muito!

Como funciona o aluguel de quartos do Airbnb

Através do Airbnb as pessoas tem a possibilidade de alugar acomodações por dias, semanas e até mesmo meses. Disponível em mais de 191 países, inclusive no Brasil, o Airbnb já  hospedou mais de 60 milhões de pessoas, entre as mais de 2 milhões de acomodações anunciadas.

Para conseguir anunciar ou alugar acomodações, os anfitriões e viajantes precisam fazer um cadastro no site do Airbnb. A partir disso, são disponibilizadas as opções de anúncio e também dá para acessar uma lista de acomodações livres para aluguel, que vão desde quartos até castelos no topo de montanhas, barcos ou casas na árvore, e basta o viajante escolher a opção que mais lhe agradar para pedir a reserva. O interessante da plataforma é que o Airbnb conecta o anfitrião com o viajante, para que eles possam ter um contato antes da hospedagem acontecer, assim, ambos podem tirar dúvidas.

Dica!

Leia sempre os comentários antes de fazer uma reserva, afinal, essa é a forma que o site utiliza para mostrar a reputação daquele proprietário ou viajante. Além disso, procure fazer a reserva com antecedência para evitar possíveis transtornos, como a acomodação que você queria estar indisponível e você precisar refazer sua busca por um lugar para ficar.

Quais são as vantagens de usar Airbnb

Usar o Airbnb para se acomodar em viagens é, sem dúvidas, uma opção mais barata do que optar por alguns hotéis ou pousadas e, dependendo da quantidade de viajantes, o preço fica ainda mais em conta, pois pode ser dividido entre os hóspedes. Além disso, é uma das formas mais fáceis de sentir e vivenciar a cultura do lugar onde você está, principalmente se a acomodação for em uma casa de família.

Em caso de qualquer dúvida, hóspedes ou anfitriões possuem atendimento do Airbnb disponível 24 horas, 7 dias por semana. Basta entrar em contato.



O Airbnb é seguro?

Como esses sistemas de compartilhamento ainda são pouco conhecidos, o Airbnb oferece alguns diferenciais para passar mais segurança a quem usa a plataforma. Eles utilizam um recurso chamado de identificação verificada, que é quando o anfitrião ou viajante faz o cadastro de contas pessoais como Facebook, Google+ ou LinkedIn. Além disso, em alguns casos é necessário tirar uma foto ou enviar a imagem de um documento de identificação, como carteira de motorista ou passaporte. A plataforma ainda permite que os anfitriões e viajantes façam avaliações da experiência, o que pode ajudar caso fique alguma dúvida quanto à segurança de fechar o negócio.

Quanto ao pagamento da reserva, ele é realizado diretamente ao Airbnb e a própria empresa é quem repassa o valor ao proprietário. Ou seja, não existe nenhum tipo de pagamento que deverá ser efetuado ao anfitrião pelo viajante. Além disso, esse valor só é repassado 24 horas depois do check in do hóspede, para garantir que corra tudo bem.

Veja também!




comentários