Administradora de consórcio – o que é e o que significa - Konkero

Administradora de consórcio - o que é e o que significa

Saiba o que é administradora de consórcio e entenda o que ela influencia no seu consórcio. 

A administradora de consórcio, assim como diz o nome, é a empresa responsável pelo gerenciamento do consórcio. Suas funções principais são recolher o dinheiro de cada participante, inclusive cobrá-lo em caso de atraso ou inadimplência, quando ultrapassa 30 dias; gerenciar o número de participantes e quem pode fazer parte de determinado grupo; organizar as assembleias e sorteios mensais, quando os consorciados podem ser contemplados,  entre outras funções.

Em contrapartida, a empresa administradora recebe de cada participante uma taxa de administração, podendo ser paga junto com as mensalidades devidas. Além disso, sendo uma prestadora de serviço, a administradora deve prestar contas aos consorciados. Afinal, é ela quem gerencia o dinheiro dos participantes.

Se tratando de um grupo que busca adquirir um mesmo tipo de bem, a administradora de consórcio tem um papel importante, uma vez que pode ser complicado para o próprio grupo fazer todo o gerenciamento.

Administradora de consórcio: O que isso muda na minha vida

Se você tem interesse em participar de um consórcio, procure uma empresa administradora de consórcio, para que ela possa te colocar no grupo ideal, de acordo com o seu perfil e objetivo. Lembre-se que a cada mês, além do valor da mensalidade, você também terá que pagar uma taxa mensal para o serviço que a empresa presta. Apesar disso, esse pagamento ainda é inferior às taxas de juros e IOF presentes em financiamentos.

Por ser a responsável pelo andamento do consórcio, esta empresa precisa ser confiável. Por isso, procure informações sobre ela e tenha certeza que escolheu uma administradora e um consórcio seguros. Para se ter uma ideia, quem decide quais empresas podem exercer essa atividade ou não é o Banco Central do Brasil.

Veja também!