Ações / Ação - o que é e qual o seu significado

Ações são pedaços de uma empresa que você pode comprar. A empresa vende estas partes para vários sócios, e todos que compraram dividem o lucro. O dinheiro que cada um recebe é proporcional à quantidade de ações que cada pessoa tem. As ações também são uma forma das empresas conseguirem dinheiro para investirem nos negócios.

O que isso muda na minha vida

Ações podem ser uma boa opção de investimento. Você compra, passa a ser sócio da empresa e pode ganhar dinheiro de duas formas:

• Pela valorização da ação; e/ou
• Com divisão dos lucros, chamados de dividendos.

Se a empresa tem bons resultados e tudo indica que ela crescerá, a ação tende a se valorizar. Além disso, quando a empresa tem lucro, ela distribui parte deste valor e isso cai direto na sua conta.

Mas é importante saber que você só ganhadinheiro com a valorização da ação quando você a vende. Isso porque ela pode dobrar de valor em relaçãoao inicial, mas se você não vendê-la em nenhum momento, não terá obtido ganho.

Por outro lado, se a empresa tem resultados baixos, a ação pode desvalorizar, ou seja, cair. Com isso, pode valer menos do que você pagou por ela. Então, se você tiver que vendê-la, você perderá dinheiro. Em alguns casos, a empresa pode quebrar. Assim, sua ação não vale mais nada e você perde o dinheiro que investiu.

Veja também:
Guia de palavras – Investimento
Guia de palavras – Konkero




comentários