Cirurgia de Miopia: como fazer pelo SUS

É possível fazer a cirurgia de miopia pelo Sistema Único de Saúde. Confira as regras e saiba como entrar na fila de espera.

Cirurgia-de-miopia-pelo-SUS

A cirurgia que zera o grau da miopia, bastante procurada por quem tem essa doença, pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser um procedimento comum, pois evita o uso de óculos ou das lentes de contato pelo resto da vida, poucos sabem que é possível fazer a cirurgia sem pagar nada por isso.

Como agendar a cirurgia de miopia no SUS

Para marcar a cirurgia no SUS, é preciso passar por uma consulta e conseguir um pedido médico de um oftalmologista. Atenção: este procedimento não é recomendado para menores de 21 anos.

Confira duas situações que impedem que a cirurgia seja feita:

– Mulheres grávidas ou amamentando;
РPacientes com doen̤as autoimunes, como diabetes.

Entenda a cirurgia de miopia

A operação não costuma durar mais do que 20 minutos. O médico pinga um anestésico líquido no olho do paciente e, com um aparelho muito preciso, corta uma pequena parte do globo ocular em forma de círculo. Ele retira essa “tampinha” para fazer a correção.

Depois, é acionado um laser que corrige o desvio ocular que causa a miopia. A “tampinha” é colocada de volta, e você não precisa levar nenhum ponto. É normal sentir um desconforto nos olhos nos dias seguintes, mas a recuperação costuma ser rápida: em um dia já dá para voltar a enxergar normalmente.

Lembre que a cirurgia não é definitiva, ela só atrasa o processo da miopia. Isso quer dizer que a doença pode continuar a se desenvolver mesmo depois do procedimento.

Para outras informações, consulte seu médico.




comentários