8 dicas para economizar gás - Konkero

8 dicas para economizar gás

Reparou que está gastando mais do que costumava para poder cozinhar? Conheça dicas para economizar e gastar menos com botijão de gás.

O botijão de gás é essencial em qualquer cozinha para fazer receitas e refeições mais saborosas. Embora os fornos de microondas consigam cumprir as funções de esquentar e aquecer os alimentos, o fogão ainda é o melhor aliado para cozinhar alimentos mais frescos, e o botijão de gás é o combustível necessário para o eletrodoméstico funcionar.

O preço do botijão de gás no Brasil varia de acordo com a produção, a revenda pelos centros de distribuição e a tributação estabelecida pelo ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Por isso, o preço do gás de cozinha tende a mudar em algumas cidades e estados. Hoje, a venda do botijão de gás de 13 Kg no país oscila entre R$ 60,00 e R$ 95,00.

Com um preço mais elevado como esses, o uso do gás de cozinha precisa ser monitorado ao longo dos meses e existem algumas formas de economizá-lo, mesmo usando o fogão todos dias. A Konkero selecionou dicas para economizar gás e não gastar tanto na hora de comprar um botijão. Confira!

Como economizar gás

1. Utilize as panelas nas bocas corretas do fogão

Não use uma panela pequena na maior boca do fogão, tentando ganhar tempo. Boa parte do calor nem chega a alcançar o fundo da panela, pois é perdido para as laterais. Assim, o cozimento dos alimentos irá demorar mais, resultando no aumento da utilização do gás.

2. Tampe as panelas durante o cozimento

Quando as panelas estão tampadas, elas funcionam como uma câmara de calor e cozinham o alimento de forma uniforme e mais rápida. Ao fechar o recipiente e deixando a comida cozinhar, você acaba economizando duas vezes mais gás, sem contar que alguns tipos de alimento ficam mais saborosos quando cozidos com a tampa fechada.

3. Use as panelas de pressão

As panelas de pressão cozinham mais rápido que as panelas comuns e utilizam menos gás. Dependendo da quantidade de alimentos que será servida, vale a pena utilizar o cozimento em pressão para valorizar os gostos e a textura dos pratos e diminuir o tempo das chamas ligadas.

4. Troque as panelas amassadas

Quando as panelas estão com a base muito danificada, isso acaba prejudicando o cozimento dos alimentos. O apoio irregular não deixa a panela encostar totalmente na grade do fogão, demorando mais para cozinhar e gastando mais o botijão de gás de cozinha.

5. Abaixe o fogo depois que a água ferver

Afinal, quando a água ferve, ela alcança uma temperatura que não aumenta mais e passa a evaporar. Então não faz diferença no tempo de cozimento se você mantiver a chama alta, média ou baixa. Por isso, abaixe a chama da boca do fogão e deixe água apenas aquecer.

6. Fique atento a cor da chama

A cor certa é azulada! Quando está amarela e mancha o fundo da panela, é sinal de que os queimadores do fogão estão desregulados. E, por isso, você está gastando mais gás. Limpe e troque as bocas do fogão com regularidade para manter o bom funcionamento do seu eletrodoméstico na hora de cozinhar.

7. Não coloque seu fogão em locais com muita corrente de ar

Pense bem antes de colocar o seu fogão perto de janelas ou portas da sua cozinha. As correntes de ar que atravessam essas aberturas podem afetar o cozimento do fogão, fazendo com que as chamas fiquem mais fracas e a queima de gás seja maior. Se esse for o caso, na hora em que for cozinhar, feche um pouco dessas aberturas e evite mais gastos com o seu botijão de gás.

8. Utilize o forno de uma vez só

Vai receber visitas em casa ou alguém está fazendo aniversário e você decidiu fazer um bolo? Mude as grades do seu forno e asse os alimentos de uma vez só, ou aproveite o aquecimento do local e coloque outros alimentos para assar. Assim, você aproveita a alta temperatura do forno e ainda diminui os gastos com o gás.

Veja também!