5 dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas

Vai viajar? Saiba que existem algumas formas de conseguir pagar menos nas passagens aéreas. Confira nossas 5 dicas para conseguir passagens mais baratas!

Uma viagem, seja a passeio ou a trabalho, é sempre uma experiência interessante. Através dela, dá para conhecer pessoas e lugares com costumes diferentes, além de ter contato com outros tipos de comidas, culturas e por aí vai. E mesmo que cada pessoa tenha a sua prioridade na hora de viajar, existe sempre uma coisa em comum: o desejo de conseguir passagens aéreas mais baratas.

Saiba que existem alguns truques simples que te ajudam a economizar nas passagens aéreas para garantir uma viagem mais barata e, ainda assim, muito tranquila. Tudo depende de você ter disponibilidade para pesquisar um pouco antes de finalizar a compra.

Confira nossas 5 dicas para conseguir passagens aéreas mais baratas!

1. Use sites de comparação

Existem diversos sites que realizam a comparação de preços. Dentre eles estão o Decolar.com, Submarino Viagens, Momondo, Kayak, Mundi e Skyscanner. A função desses sites é reunir os preços oferecidos pelas companhias aéreas e, acompanhando a atualização da tabela de valores das passagens, mostrar ao usuário em qual empresa ele pagará mais barato. Essa é uma opção bastante válida, pois as companhias aéreas têm parcerias diferentes com cada um dos sites, o que pode aumentar ou diminuir os valores das passagens aéreas.

Esses sites são importantes na comparação de preços, porém, nem todos oferecem a opção do usuário realizar a compra diretamente por eles. Em alguns casos, a empresa redireciona o usuário para o site da companhia aérea, o que pode fazer com que, em caso de uma promoção relâmpago, por exemplo, ao ser redirecionado, o usuário encontre um valor de passagem diferente no site da companhia.

2. Aplicativos de compra de passagens aéreas

Além dos sites de comparação de preços, o usuário pode contar com aplicativos de busca por passagens aéreas mais baratas. Boa parte deles oferece promoções variadas e atendem a diversos tipos de clientes interessados em viajar, seja para férias ou negócios. Conheça um pouco de cada um deles.

Decolar.com

Disponível para Android, IOS e Windows Phone, o aplicativo do Decolar.com é um dos mais utilizados quando o assunto é a busca de passagens aéreas mais baratas. Através dele, o usuário pode fazer uma comparação entre os diferentes tipos de voos (com ou sem escala, conexão, etc.) e os valores oferecidos por cada companhia aérea.

Assim como no site, o usuário também consegue fazer a compra de passagens aéreas direto pelo aplicativo do Decolar.com, mas o ideal é que verificar se o preço no aplicativo é o mesmo que está sendo divulgado no site da companhia aérea, pois é comum que a empresa cobre alguma taxa pelo serviço.

eDestinos

Disponível para dispositivos Android e IOS, o aplicativo eDestinos é muito usado para realizar a busca de passagens aéreas mais baratas entre as companhias aéreas. Para realizar a busca, basta o usuário preencher algumas informações como a data da viagem, quantidade de passageiros e o local de origem e destino. Em seguida, o aplicativo mostrará uma relação de voos, à partir do mais barato. Para visualizar maiores detalhes do voo, o usuário precisa selecionar a opção desejada. O aplicativo dispensa cadastro e é bem fácil de usar, o que ajuda muito na busca de passagens!

SkyScanner

Através do SkyScanner, o usuário pode fazer buscas de passagens aéreas para um destino escolhido previamente, ou contar com sugestões oferecidas pelo aplicativo, realizando uma busca de passagens para “qualquer lugar”. Para isso não é necessário se cadastrar, basta selecionar a data da viagem e as opções do voo, como viagens com ou sem escala. Em seguida o aplicativo fará todo o trabalho e você só precisa escolher a opção que mais te agrada.

O app SkyScanner está disponível para dispositivos Android, Windows Phone e IOS de forma gratuita.

Voopter

O aplicativo Voopter tem como principal funcionalidade a busca de passagens aéreas, partindo sempre do valor mais barato. Para fazer a pesquisa, o usuário precisa selecionar a data da viagem e locais de origem e destino. A partir disso, o Voopter mostrará uma lista com todos os voos e, depois de escolher a melhor opção, o usuário será redirecionado para o site da companhia aérea que está oferecendo aquela oferta, para finalizar a compra.

O Voopter está disponível para dispositivos Android e IOS e o aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Wego

Além da busca por passagens aéreas, o Wego também permite que o usuário faça a consulta de valores de hospedagens em hotéis. Disponível para dispositivos Android e IOS, o Wego funciona de forma parecida com os outros aplicativos de busca de passagens aéreas mais baratas. O usuário deverá selecionar a data da viagem e os locais de origem e destino. A partir disso, o aplicativo mostrará todas as opções entre passagens aéreas e hospedagens. Daí basta selecionar o que mais te interessar e fechar negócio!

3. Programas de fidelidade

Os Programas de Fidelidade, como o próprio nome já diz, têm a intenção de fidelizar um cliente, oferecendo vantagens a ele por usar aquele produto ou serviço. E essa é uma forma muito usada pelas companhias aéreas para conseguir que seus clientes voltem sempre. Assim, quem viaja bastante pode conseguir diversos descontos em passagens aéreas.

Companhias aéreas como a Gol, Latam, Azul e Avianca oferecem vantagens aos seus clientes. Basta que eles estejam cadastrados no programa de fidelidade das empresas que, a cada viagem realizada, são acumulados pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços. Assim, as próximas passagens podem contar com descontos ou até mesmo sair de graça, dependendo da quantidade de pontos que o cliente tiver com a companhia aérea.

4. Viaje fora da alta temporada

Se você já está pesquisando passagens há algum tempo, saiba que viagens nos meses de janeiro, julho e dezembro, além de feriados prolongados costumam ser mais caras do que em dias normais. Além disso, especialistas apontam que os melhores dias para a compra de passagens aéreas são os finais de semana, pois são nestes dias que as companhias aéreas oferecem promoções relâmpago que costumam iniciar às sextas-feiras e terminar aos domingos.

5. Se for viajar a passeio, esteja aberto a mudanças

Quem vai viajar a trabalho, nem sempre tem a opção de alterar a data de embarque, ou adiar em alguns dias o retorno para casa, porém, quem está de férias pode fazer dessa flexibilidade uma vantagem na hora de conseguir passagens aéreas mais baratas.



Procurar as passagens aéreas com antecedência pode ser uma opção para economizar, pois as companhias costumam oferecer promoções em busca de conseguir um grande número de passageiros para encher o voo, sendo assim, o ideal é que a sua busca comece pelo menos 90 dias antes da data do embarque. Além disso, dê preferência para embarques às terças-feiras após o almoço e sábados pela manhã, pois são dias em que os preços também costumam ser menores.

Dica!

Mesmo que você não encontre um valor acessível no dia da sua pesquisa,  a vantagem de procurar com antecedência é a de que muitos sites oferecem a opção de criar alerta. Assim, você receberá um e-mail te alertando quando a passagem aérea chegar ao valor que você estava buscando. Mas não se esqueça: os preços das passagens aéreas mudam a todo minuto, por isso é preciso estar ligado!

Veja também




comentários