5 dicas de como economizar água - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

5 dicas de como economizar água

Confira 5 ideias de como economizar água na sua casa e reduzir o valor da sua conta!

Economizar água é algo que traz benefícios tanto para o seu bolso como para o meio ambiente. Mesmo sendo considerada um recurso natural renovável, caso o seu uso não seja consciente, ela pode acabar. Portanto, pequenas atitudes podem fazer com que ela dure mais, além de reduzirem o valor da conta de água.

Veja agora cinco maneiras de economizar água e veja o valor da sua conta diminuir depois de colocá-las em prática!

Como economizar água

1. Use a descarga com consciência

A descarga é algo que gasta bastante água. Cada vez que a válvula da descarga é acionada, mais de 10 litros de água são usados. É possível encontrar modelos de vasos sanitários mais econômicos, com uma caixa acoplada que reduz o consumo de água por descarga. Além disso, não jogue lixo no vaso. Isso faz com que você tenha que dar mais descargas – o que gasta mais água – e ainda pode entupir o vaso.

2. Cuidado com a caixa d’água

Mantenha a caixa d’água sempre fechada. Isso evita que a água evapore e ajuda a manter a água limpa. Se aberta, a água pode ser contaminada por alguma sujeira e ainda atrair mosquitos da dengue. Fique atento também com o volume de água dentro da caixa. Evite que a caixa transborde, para que não haja desperdício.

3. Reaproveite a água

Há diversas maneiras de reaproveitar a água, seja ela limpa ou suja. Você pode encher baldes com a água da chuva e usá-la para regar as plantas, limpar o quintal ou o carro ou fazer faxina na sua casa. Caso o seu chuveiro demore um pouco para esquentar a água, você pode coletar a água que seria desperdiçada e usá-la na descarga. De qualquer maneira, você pode deixar um balde dentro do boxe e recuperar a água que “sobra” – que respinga – e reutilizá-la.

A mesma coisa pode ser feita com a água da máquina de lavar roupa. Colete com um balde grande a água que é descartada e a utilize na descarga ou para lavar o quintal e a calçada.

4. Regue as plantas com um regador

Dispense o uso da mangueira para regar as plantas e utilize um regador. Outros acessórios também podem ser aproveitados, como os borrifadores de água. Coloque a quantidade adequada de água e utilize pratinhos embaixo dos vasos, lembrando-se de enchê-los de areia, para que não haja o acúmulo de água.

5. Otimize o uso da água na cozinha

Entre as diversas formas de economizar água na cozinha, retirar as sobras de comida dos pratos e deixar a louça de molho antes de lavá-la é uma prática que não exige muito esforço e otimiza o uso da água e do tempo. Fazendo isso, você gasta menos água para limpar os utensílios e também leva menos tempo na pia. Você ainda pode optar por lavar frutas e verduras em uma bacia com água, ao invés de lavá-los em água corrente.

Veja também!