Os 5 passos para limpar o nome

Fazer um planejamento financeiro e entrar em contato com a empresa credora são os primeiros passos. Veja mais!

Os 5 passos para limpar o nome

Limpar o nome implica em saber quanto é possível desembolsar por mês para conseguir quitar a dívida, entrar em contato com a empresa credora e fechar o negócio que melhor te atende. Confira as 5 dias da Konkero para fazer isso!

O que você precisa saber antes de quitar as dívidas

Veja no vídeo abaixo tudo o que você precisa saber antes de pagar as suas dívidas. Leve todas as informações em consideração, pois isso vai facilitar bastante quando você procurar limpar o seu nome.

O passo a passo para limpar o nome

1. Saiba qual é a empresa credora

O primeiro passo é saber para quem você está devendo. Descubra que loja ou instituição colocou seu nome na lista de maus pagadores. Você pode conseguir essa informação de graça junto ao SPC, Serasa e aos cartórios de protesto.

2. Negocie

Não tem jeito – o seu nome só ficará limpo com a conta paga. E lembre-se: quanto mais tempo você leva para negociar, maior a dívida fica. Antes de entrar em contato com as empresas para tentar o acordo, não deixe de analisar as suas finanças, buscando um valor que pode ser destinado ao pagamento da dívida. Assim, fica mais difícil de endividar novamente.

Entre em contato com a empresa credora e tente uma redução no valor, descontando taxas como juros e multas. É importante não aceitar a primeira oferta de cara, analisando sempre o seu orçamento e planejamento realizado, a fim de evitar o novo endividamento. Portanto, procure uma oferta que te ajude, e que não prejudique nem o seu orçamento, e nem o seu credor.

3. Guarde os comprovantes de pagamento

Ao fazer a negociação e quitar a dívida, seja à vista ou em parcelas, não deixe de guardar os comprovantes de pagamento. Isso pode ser importante mais tarde.

4. Limpe o nome no banco e no cartório

Isso é para quem ficou com o nome sujo por conta de cheque devolvido ou título protestado. Nesse caso, o banco ou o cartório poderão cobrar uma taxa. Para fazer isso, você terá que entrar em contato com essas empresas e pedir que o seu nome seja retirado das listas de empresas protetoras de crédito.

Empréstimo online: compare em diferentes bancos
Acesse nosso comparador de empréstimos e receba ofertas de várias financeiras.

5. Confira se seu nome saiu do SPC e da Serasa

Os próprios bancos, lojas e cartórios são obrigados a tirar o nome da lista após o pagamento da dívida. E o prazo para isso acontecer é de 5 dias úteis. Não esqueça de conferir se o seu nome realmente foi limpo. Você pode fazer essa consulta de graça usando o seu CPF.

Feirão online da Serasa

A Serasa Experian tem um site no qual é possível negociar suas dívidas online com as empresas cadastradas no programa. Trata-se de um evento online onde as propostas para negociação têm descontos e melhores condições, ajudando o devedor a resolver as suas pendências. Entenda como funciona o Feirão Limpa Nome online da Serasa.

Por que limpar o nome

Perder o controle das contas e acabar com o nome no Serasa ou no SPC é algo que pode acontecer. Porém, é importante limpar o nome o quanto antes, pois quem tem o nome sujo encontra muitas dificuldades em conseguir qualquer tipo de crédito, desde empréstimos e financiamentos, até compras parceladas no cartão de crédito.

Uma vez que as empresas veem o seu histórico de mau pagador, as chances delas emprestarem para você caem drasticamente, pois elas consideram que você não terá condições de pagar pelo crédito de deseja contratar. Por isso, busque resolver essa situação o mais rápido que puder.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL