Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

O que fazer se você limpou o nome e não consegue crédito

O que fazer se você limpou o nome e não consegue crédito

Negociar uma nova taxa de juros e comprovar renda para o empréstimo são algumas atitudes que ajudam a ser aprovado pelo banco.  Limpar o nome nem sempre é uma tarefa fácil. Organizar os gastos, conseguir o dinheiro e chegar a um acordo com a empresa são etapas necessárias, mas que consomem tempo e energia. Quando […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Negociar uma nova taxa de juros e comprovar renda para o empréstimo são algumas atitudes que ajudam a ser aprovado pelo banco. 

Limpar o nome nem sempre é uma tarefa fácil. Organizar os gastos, conseguir o dinheiro e chegar a um acordo com a empresa são etapas necessárias, mas que consomem tempo e energia. Quando você finalmente quita a dívida e limpa o CPF, um susto: não consegue a aprovação para um novo empréstimo. Essa situação é bastante comum, mas nem todo mundo sabe os motivos, afinal, o nome já foi limpo. Mas existem algumas explicações que você precisa conhecer para virar o jogo.

Por que pode ser difícil conseguir dinheiro?

Uma das explicações é o valor da sua renda. Se ele for baixo, entende-se que uma parcela muito grande do seu orçamento ficará comprometida com a dívida, então, existe um risco de você não pagar o que deve. Sabendo disso, os bancos, as lojas e algumas financeiras não emprestam o crédito para não perder dinheiro.

Outra justificativa para a restrição no nome está nas classificações dos consumidores que as empresas fazem (principalmente os bancos). A intenção é manter um registro interno dos clientes para saber quem costuma atrasar as contas e quem paga tudo em dia. “Essa classificação é um meio de o banco ver qual a chance de levar um calote dos clientes. Antes de emprestar o dinheiro, ele faz essa consulta e verifica quem costuma honrar os compromissos porque sai muito caro ir atrás de quem não retorna o dinheiro”, explica Rogério Takaki Nakata, planejador financeiro reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Qual a explicação das empresas

Ter passado por uma negativação, mesmo que ela não exista mais, costuma ser um dos motivos para não conseguir o crédito. “As empresas podem alegar que o cliente não tem mais credibilidade no mercado ou que a confiança nele está em baixa”, alerta o especialista do IBCPF. É direito dos bancos não emprestar o dinheiro, assim como das lojas e das financeiras. “Cada empresa tem o seu parâmetro. Uma coisa que elas costumam fazer, por exemplo, é não conceder crédito para quem está no cheque especial”, explica o especialista.

Como conseguir crédito ao sair da negativação

Converse com o gerente

O ideal é ser sincero e explicar que você precisa do crédito e não vai comprometer o seu orçamento quando consegui-lo. Mostrar planejamento financeiro também melhora sua situação. Procure deixar claro quais são as contas que você precisa pagar e como fará para mantê-las em dia. Se necessário, peça a orientação do gerente sobre as despesas que você pode cortar para economizar no fim do mês. Nessa conversa, tente negociar a taxa de juros do empréstimo porque essa mudança deixaria o empréstimo com um valor menor.

Mostre quais contas estão em dia

Além de montar um planejamento financeiro novo, você pode usar o Cadastro Positivo que a Serasa oferece. Quem está neste programa permite que as lojas tenham acesso às contas que estão em dia. “Sem ele, as empresas só conseguem saber o que está atrasado, e isso dificulta o acesso ao crédito”, orienta o planejador financeiro. Se o banco negar o empréstimo, pesquise uma financeira

Pegar o crédito é a sua única saída? Então, peça propostas em diversas financeiras. Mas você precisa pesquisar e comparar as taxas de juros do empréstimo pessoal, porque elas são as responsáveis pelo empréstimo ficar tão caro. Quem puder pegar um consignado, invista nessa alternativa. As taxas deste crédito são menores do que em um empréstimo pessoal, mas mesmo assim você deveria compará-las e escolher o banco com a melhor proposta. De acordo com Rogério, quem já esteve com o nome sujo pode ter dificuldades para conseguir crédito para adquirir automóveis, abrir conta, pegar empréstimos, etc. Por isso, tenha paciência e não deixe de pesquisar todas as suas opções.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes