Carregando...

InícioPostsFinanças - Negociar dívidas

Como negociar dívidas com a conta de luz: entenda

Como negociar dívidas com a conta de luz: entenda

Veja o passo a passo para regularizar contas de energia atrasadas e evite o bloqueio do serviço. O serviço de fornecimento de energia elétrica é fundamental em ambientes residenciais. Sem luz, aparelhos como geladeira, computador, chuveiro elétrico e outros não podem funcionar, e até gerar prejuízo para os moradores da casa. Dessa maneira, os cidadãos […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Veja o passo a passo para regularizar contas de energia atrasadas e evite o bloqueio do serviço.

O serviço de fornecimento de energia elétrica é fundamental em ambientes residenciais. Sem luz, aparelhos como geladeira, computador, chuveiro elétrico e outros não podem funcionar, e até gerar prejuízo para os moradores da casa. Dessa maneira, os cidadãos que recebem esse serviço devem pagar uma taxa mensal, que varia conforme o consumo.

Ao deixar de pagar essa taxa, o morador corre o risco de ter seu abastecimento cortado e ficar sem luz, e, para que a luz volte, a única solução é fazer o pagamento da conta ou a negociação dos débitos. No entanto, imprevistos podem acontecer e a conta pode ficar em aberto por um tempo. O que fazer neste caso?

Veja agora 5 passos para que você negocie com a empresa responsável pelo abastecimento de energia da sua cidade e continue a ter luz na sua casa.

5 passos para negociar conta de luz

1. Reúna todas as contas de energia que estão em atraso

É importante que você separe todas as faturas que estão em atraso para descobrir qual o valor total que você está devendo. Por isso, procure e reúna as contas que não foram pagas, inclusive as de meses passados.

Você pode tanto procurar as faturas físicas junto com seus outros documentos, como acessar o site da companhia de energia da sua cidade e ver se é possível consultar os seus débitos. Desta segunda forma é mais fácil, pois em pouco tempo você sabe quais contas estão em aberto e quais os seus valores.

2. Faça um planejamento financeiro

Sabendo quanto você terá que pagar, você deverá saber, também, quanto você conseguirá desembolsar por mês sem prejudicar o orçamento mensal atual. Esse passo é fundamental para que você não acabe de endividando novamente e para que a situação não vire uma bola de neve.

Coloque no papel quais são os seus recebimentos mensais e as suas despesas, e veja onde você consegue economizar para ter recursos para quitar a dívida. Assim, você descobrirá quanto consegue pagar por mês para se livrar do débito.

3. Entre em contato com a empresa responsável

Nesta etapa, você deverá entrar em contato com a empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica por um dos meios disponibilizados por ela. Na Enel, por exemplo, é possível acessar a agência virtual por meio do site da empresa e solicitar a negociação dos débitos. O mesmo acontece com a Copel, que viabiliza a negociação pela agência virtual, no seu site.

Caso você entre no site na companhia de energia da sua cidade e não encontre a central de negociação, entre em contato com o departamento responsável por meio do telefone.

4. Feche o acordo com a companhia de energia

Ao entrar em contato com a operadora de energia, manifeste o seu desejo em negociar os seus débitos e quitar a dívida. No entanto, é muito importante que você não se esqueça do planejamento financeiro que fez antes. Não feche o primeiro acordo que for oferecido sem antes consultar as suas condições, caso contrário você corre o risco de ter que pagar parcelas que não condizem com a sua realidade financeira, podendo se endividar novamente com facilidade. Busque propostas que favoreçam ambas as partes.

5. Pague as parcelas da negociação em dia

Por fim, depois de concretizar a negociação, não deixe de fazer os pagamentos em dia. Procure pagar as parcelas até o dia do vencimento, evitando o acúmulo de juros e a cobrança de multa. Lembre-se, ainda, que após a negociação, o abastecimento de energia não será bloqueado, porém, se houver novamente um atraso sem negociação, o serviço poderá, sim, ser cortado.

Atenção às cobranças indevidas!

Em algumas situações, a danificação de um equipamento da companhia de energia elétrica perto da casa dos clientes pode aumentar de forma considerável o valor da conta de luz. Neste caso, é preciso entrar em contato com a empresa e solicitar o conserto do aparelho, além da correção do valor da fatura.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes