Vale a pena contratar garantia estendida? Descubra!

Alguns consertos serão mais caros para o bolso do cliente, e a garantia estendida pode ajudar na hora de ter assistência para determinado item. Saiba mais! 

Vale a pena contratar garantia estendida? Descubra!

A garantia estendida é oferecida pelas lojas nas compras de eletrodomésticos, móveis e outros eletrônicos e equipamentos, como celulares, computadores e ferramentas. O seguro possui assistências e cobre possíveis trocas durante ou após o final da garantia concedida pelo fabricante, assim, o cliente poderá conseguir a cobertura para possíveis sinistros que possam ocorrer no produto comprado por um espaço de tempo maior, chegando em até dois anos após a compra.

As lojas podem oferecer a garantia estendida de diferentes formas: um seguro reduzido com assistências básicas; a garantia estendida original para aumentar o tempo de reparos e trocas oferecidos pelo fabricante; a garantia ampliada que cobre sinistros não incluídos pela empresa que fabricou o produto; e o seguro complementar para cobrir, desde a compra do item, sinistros não garantidos pela fábrica. Portanto, antes de assinar a apólice de garantia estendida, é necessário saber qual modalidade do seguro será concedido à compra. 

Veja abaixo quando é viável contratar o seguro de garantia estendida e as principais regras que as seguradoras devem seguir para pagar o sinistro. 

Quando contratar a garantia estendida?

Alguns consertos são mais caros e, dependendo da complexidade do reparo e da reposição das peças, o valor aumenta ainda mais, podendo chegar ao preço do produto. Nesses casos, a garantia estendida pode ajudar no pagamento do conserto ou até mesmo facilitar a reposição de um novo item ou semelhante. Na compra de geladeiras, freezers, televisores e celulares de última geração, em que o valor pago costuma ser mais alto, a garantia estendida deve ser levada em conta na compra para cobrir sinistros.

O pagamento do seguro de garantia estendida costuma ser dividido junto com a compra para que o consumidor faça os pagamentos conforme pague pela compra. Dependendo do plano de garantia oferecido pela loja, assistências e a troca do produto poderão ser feitas no período de 12 a 24 meses, tanto após o término da garantia do fabricante como depois da realização da compra.

Em quais casos esse tipo de garantia não vale a pena?

Eletrônicos e equipamentos que costumam ser trocados com uma frequência maior podem não precisar de garantia estendida, pois, com a compra de um novo produto, possivelmente as assistências contratadas para o item antigo não serão usadas. Em outros casos, o preço total da garantia estendida pode ser igual ou próximo do valor do item, o que pode ser guardado e utilizado na compra de um novo produto no futuro. Como a garantia estendida pode valer somente após o término da garantia concedida pelo fabricante em alguns casos, pode não haver a necessidade de comprar outro seguro. 

A garantia estendida para celulares e outros equipamentos eletrônicos deve ser bem avaliada pelo consumidor, principalmente pelas coberturas oferecidas na apólice do seguro. De acordo com a modalidade oferecida pela empresa, apenas assistências básicas são cobertas e, em alguns casos, a contratação de outro tipos de seguros, como por quebra, perda, roubo ou furto dos equipamentos serão mais vantajosos.

Antes de comprar um eletrodoméstico, móveis para casa ou outros eletrônicos, avalie a apólice de garantia estendida oferecida pela loja e veja se valerá a pena contratar o seguro na compra. Lembre-se de levar em conta os custos, benefícios e o tempo de vigência da garantia.

Entenda os prazos e condições do seguro de garantia estendida

As seguradoras devem respeitar uma série de regras para oferecer a garantia estendida, dentre elas está o prazo de desistência da contratação pelo seguro por parte do consumidor. Em até 7 dias após a contratação do serviço, o segurado pode entrar em contato com a empresa e solicitar o cancelamento da garantia estendida do produto que comprou. Caso já tenha feito o pagamento de alguma parcela do seguro, a empresa deve devolver o valor dentro de 15 dias corridos. 

Caso a garantia estendida seja acionada pelo cliente, a seguradora tem até 30 dias para estudar a solicitação de assistência ou troca do item e solucionar o problema. Em todo o caso, o valor de indenização da garantia não poderá ultrapassar ou ser menor que a importância do item comprado e estipulado em contrato. O cliente também poderá ir até a loja onde fez a compra e escolher um produto com valor igual. Sendo mais cara a compra, cabe ao cliente pagar a diferença pelo novo produto.

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Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


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