Carregando...

InícioPostsFinanças - Economizar

Saldo negativo / Saldo devedor – O que é e o que significa

Saldo negativo / Saldo devedor – O que é e o que significa

Renegociar o saldo devedor com o banco é necessário para evitar maiores dívidas. Entenda mais sobre esse custo e saiba como quitá-lo. O saldo negativo, também chamado de saldo devedor, é o valor gasto além do que existia de saldo disponível em conta. Desta forma, quando sua conta zera, o banco não bloqueia o uso […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Renegociar o saldo devedor com o banco é necessário para evitar maiores dívidas. Entenda mais sobre esse custo e saiba como quitá-lo.

O saldo negativo, também chamado de saldo devedor, é o valor gasto além do que existia de saldo disponível em conta. Desta forma, quando sua conta zera, o banco não bloqueia o uso do cartão de débito, por exemplo, mas os gastos que deveriam ser debitados do seu saldo atual ficam negativos, o que significa que você passa a dever aqueles valores ao banco.

Entenda mais sobre a cobrança do saldo devedor e veja como pagar o valor ao banco.

Como funciona a cobrança do saldo devedor?

Quando você usa todo o dinheiro de uma conta corrente, em alguns casos, ela não zera totalmente. Os bancos não bloqueiam as transações e é possível continuar comprando normalmente. O problema é que, ao zerar uma conta e continuar efetuando compras, você pode ficar em estado devedor, pois utilizou o limite do cheque especial.

A cobrança pelo saldo negativo ou devedor costuma ser realizada assim que alguma quantia é depositada na sua conta, porém, a depender da instituição financeira e do período em que a conta ficou negativa, você pagará juros muito altos por isso. Grande parte dos inadimplentes aumentaram suas dívidas a partir dos juros diários do saldo negativo de uma conta corrente.

Uma das principais soluções sugeridas pelos bancos é o cheque especial, mas é fundamental ter cuidado ao adquirir esse tipo de acordo. Dependendo da instituição, as taxas de juros podem dobrar o valor da dívida e dificultar ainda mais o pagamento total dela. Fique atento e descubra a seguir como evitar ou reparar o saldo devedor com o seu banco.

Saldo negativo – Saldo devedor: o que isso muda na minha vida?

Ficar com o saldo da conta negativo, ou até mesmo entrar no cheque especial, não costuma ser uma boa alternativa, principalmente pelas altas taxas de juros cobradas nesses casos. O ideal é que você esteja sempre atento ao saldo de sua conta e, em caso de negativação, busque por formas mais baratas de conseguir dinheiro, sem recorrer ao cheque especial, por exemplo.

Analise a situação como um todo. Se o valor da dívida ultrapassar a quantia disponível para efetuar o pagamento, corte alguns gastos para reunir o valor necessário. Caso ainda não dê para pagar, recorra a uma negociação com o banco. Dependendo do valor da dívida, um acordo pode reverter o saldo negativo da melhor forma para ambos lados. Veja abaixo como fazer!

Como negociar o saldo negativo?

Os grandes bancos possuem centrais de renegociação para facilitar a resolução de dívidas em aberto. Clique em cima da instituição bancária onde você possui pendências e saiba como negociar o saldo devedor da conta.

Caso tenha se atrapalhado e utilizado muitas vezes o cheque especial, também é possível renegociar os valores com o banco. Nós montamos um guia completo para quitar o saldo total do limite que está em atraso. Confira aqui e saiba como se organizar.

Um empréstimo também pode ser uma das soluções para o saldo devedor no banco. Porém, é necessário ter cuidado porque se trata de mais uma dívida. O banco pode, novamente, ajudar a sanar o saldo devedor fazendo um acordo. Mas é sempre bom lembrar que tudo deve ser bem planejado para que não vire uma bola de neve maior ainda.

Aproveite para se reeducar financeiramente. Momentos como esse exigem muita paciência e consciência para os gastos. Repense se aquela compra é mesmo necessária ou se a assinatura de um serviço tem a devida importância e não pode ser cancelada. Avalie suas economias e analise os itens que podem ser cortados para aumentar a renda e fugir das dívidas.

Tente resolver o quanto antes o saldo negativo da sua conta. Assim, você também evita que a dívida fique maior e mais difícil de pagar ao longo do tempo!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes