Saiba como retirar remédios gratuitos pelo SUS!

O programa “Aqui Tem Farmácia Popular” disponibiliza medicamentos de graça em todo o país. Para retirá-los, é preciso apresentar receita médica e RG.

Saiba como retirar remédios gratuitos pelo SUS!

Se você já deixou de fazer um tratamento porque os remédios estavam caros, saiba que isso pode mudar. Por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos medicamentos sem custo algum. Dependendo do que o médico receitar para o seu tratamento, você consegue a maior parte de graça e gasta pouco no final.

4 passos para pegar medicamentos no SUS

1. Veja se o seu medicamento entra no programa

Nem todos os remédios podem ser retirados sem custo. Por isso, confira se os remédios que o seu médico indicou são distribuídos gratuitamente. Acesse a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME)ou a lista completa de medicamentos disponibilizados pelo SUS e procure se o que você precisa está lá.

2. Faça o Cartão Nacional de Saúde

Se você não tem o Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como cartão do SUS, vai precisar de um. Clique aqui para saber onde e como retirá-lo. Mas quem já possui um, basta levá-lo a um posto de saúde do SUS junto com a receita médica e o RG. Vale lembrar que o cartão do SUS é nacional, ou seja, você pode usá-lo para pegar medicamentos em qualquer cidade, mesmo fora do seu estado. No caso dos remédios mais caros, chamados excepcionais, ou para o tratamento de doenças crônicas, você poderá retirá-los gratuitamente por meio do Farmácia de Alto Custo, que possui algumas regras específicas. Clique aqui e veja o passo a passo para participar do programa.

3. Encontre um local que tenha o seu remédio

Por último, falta descobrir onde achar o medicamento que você precisa. Quem mora na cidade de São Paulo pode acessar o Aqui Tem Remédio, um serviço gratuito da prefeitura. Esse portal pesquisa quais são as unidades do SUS próximas à sua casa que têm os remédios indicados para o seu tratamento. Para usar, basta escrever o seu endereço e o nome do remédio que você precisa, e clicar em “Pesquisar”. Assim, as unidades que possuem o medicamento aparecerão na tela, com os respectivos endereços e os horários de atendimento.

Você também pode acessar este site para ver a lista completa das farmácias cadastradas no programa Aqui Tem Farmácia Popular no seu estado. A lista apresenta as farmácias por cidade e bairro, e também mostra o endereço e telefone de cada unidade. Você pode ligar na farmácia mais perto da sua casa que aparece na lista e conferir se lá tem o remédio que você precisa.

4. Retire o seu medicamento

Vá a uma das farmácias registradas levando a prescrição médica e um documento original com foto. Lembrando que você pode apresentar uma prescrição assinada por qualquer médico que seja cadastrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), mesmo que ele não atenda pelo SUS.

Encontrou algum problema para conseguir o remédio de graça?

Nesse caso, fale com o Serviço de Informações do Cidadão (SIC) do Ministério da Saúde. Você pode entrar em contato pelo Disque Saúde, ligando para o número 136.

Se não tem de graça, pode ter desconto!

Entre os medicamentos que não são disponibilizados gratuitamente pelo SUS, alguns possuem descontos de até 90% pelo Farmácia Popular. Clique aqui e saiba mais sobre esta e outras formas de economizar na farmácia.

Tratamento gratuito pelo SUS

Sabia que você também tem direito a consultas e tratamentos gratuitos oferecidos pelo SUS ou por outras instituições? Clique aqui para saber onde encontrar atendimento de dentistas e aqui para psicólogos – tudo sem custo algum. Confira também quais cirurgias podem ser feitas pelo SUS, além das cirurgias plásticas.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL