Veja como funciona o bilhete único de desempregado, uma medida da SPTrans para os cidadãos que estão fora do mercado de trabalho.
Em 2016, a SPTrans, empresa responsável pela circulação de ônibus na cidade de São Paulo, estabeleceu o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado. Com ele, cidadãos desempregados têm passe livre nos ônibus da cidade por até 90 dias.
O benefício, que já era válido para estudantes de baixa renda, participantes do ProUni e do Fies, se estendeu também para esses trabalhadores, que têm facilidade para ir até as entrevistas de emprego.
Atenção! Infelizmente, em 2020 o benefício já não é mais válido. Porém, ainda dá para aproveitar o Bilhete do Desempregado da CTPM, que pode ser usados em trens e metrôs. Clique aqui para saber mais sobre ele!
Entenda mais sobre o passe livre para desempregados e saiba como você pode solicitar o benefício.
- Como funciona o Bilhete Único para Desempregados
- Como fazer o Bilhete Único de Desempregado
- Documentos necessários
- Quem pode solicitar o benefício
Como funciona o Bilhete Único para Desempregados
Você pode solicitar o benefício até três meses depois de ter recebido sua última parcela do seguro. O Bilhete tem validade de 90 dias, com ele você tem 12 cotas diárias por mês e cada cota dá o direito de embarcar 8 vezes.
O benefício é voltado para desempregados que já tenham recebido todas as parcelas do Seguro-Desemprego. A iniciativa partiu dos vereadores Mário Covas Neto (PSDB) e Toninho Vespoli (PSOL), com base no bilhete de metrô gratuito para desempregados que há anos funciona muito bem na cidade.
Como fazer o Bilhete Único de Desempregado
Para fazer o Bilhete Único de Desempregado você precisa ter um Bilhete Único cadastrado em seu nome. Quem ainda não tem o cadastro deve solicitar pela internet (veja aqui) e escolher o posto onde quer retirar o cartão.
Depois, você deve acessar a opção “Benefício Desempregado” no menu do site da SPTrans e informar o número do seu PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, a data da rescisão, a data da disponibilidade da última parcela do seguro, e ainda os números da Carteira Profissional e do CNPJ da empresa em que trabalhava.
Outra vantagem é que trabalhadores empregados por Pessoas Físicas também podem solicitar o benefício, basta informar o número do CPF do empregador no lugar do CNPJ.
Depois de feita a solicitação, se os dados estiverem corretos e você tiver mesmo direito ao Bilhete Único de Desempregado o sistema informará como fazer o próximo passo que é enviar em cópias autenticadas os documentos que listaremos abaixo.
As cotas serão disponibilizadas nos cartões entre 15 e 20 dias, a partir da data de postagem dos documentos comprobatórios e para ativas as cotas é só levar o cartão a um equipamento de recarga.
Documentos necessários
Depois que você tiver se cadastrado e solicitado o benefício do Bilhete Único de Desempregado a SPTrans pedirá para você encaminhar cópias autenticadas dos documentos:
- RG ou CNH
- CPF
- PIS/PASEP
- Comprovante de residência com CEP com data de emissão de até 6 meses
- Consulta de habilitação do Seguro Desemprego
Quem pode solicitar o benefício
- Quem estiver desempregado;
- Que tenha recebido todas as parcelas do seguro desemprego, sendo a última há menos de três meses;
- Que more na cidade de São Paulo;
- Que tenha um Bilhete Único cadastrado (Teatro Municipal, Mercado Municipal, Pacaembu, Ibirapuera, Anhangabaú ou carteira de estudante a partir de 2015). Se você ainda não se cadastrou pode fazer aqui.