Onde guardar dinheiro com segurança?

Veja onde depositar, receber e gerenciar quantias de forma mais segura no dia a dia.

Onde guardar dinheiro com segurança?

Quem recebe e movimenta dinheiro durante o mês deve pensar em formas de usar e transferir quantias de forma prática e segura. Os pagamentos de contas e cobranças, transferências bancárias e outras operações são liberados de diferentes jeitos pelos bancos, como em atendimentos presenciais nas agências, no internet banking e por aplicativo.

Em todo o caso, o ideal é escolher um local para guardar o dinheiro de salários, pagamentos e outros serviços em que você possa ter acesso sempre que precisar, ou até mesmo guardar o dinheiro para que ele renda durante algum tempo e, depois, resgate os lucros e aumente o seu orçamento.

Veja abaixo onde colocar o seu dinheiro e mantê-lo em segurança, e descubra quais opções serão mais vantajosas em termos de rendimentos!

5 formas seguras de guardar dinheiro

Conta poupança

A poupança é uma forma de guardar dinheiro e fazer com que ele gere pequenos rendimentos enquanto esteja armazenado na conta. Quando o titular realiza depósitos com frequência, o saldo é remunerado de acordo com a Taxa Referencial e a Taxa Selic. No entanto, a porcentagem de rendimento da poupança é pequena, tendo em vista outros tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro. Além disso, o número de operações liberadas na conta são menores.

Contudo, se o objetivo é apenas economizar dinheiro para um plano futuro, e você queira fazer depósitos mensais para separar o dinheiro, a conta poupança é uma boa opção. Veja aqui como fazer o cálculo de rendimento da poupança.

Conta corrente

Os correntistas têm uma série de operações liberadas na conta corrente, incluindo transferências (TED e DOC), emissão de extratos e saques. Para usar mais serviços, o cliente deve pagar por um pacote de conta corrente, que pode ser simples ou garantir uma opção com  mais operações ao longo do mês. A movimentação do dinheiro disponível em conta pode ser feita por aplicativo bancário, caixas eletrônicos e agências, sendo que grande parte dos serviços do atendimento presencial só são liberados mediante o uso do cartão de débito e senha.

Conta digital

As conta digitais são liberadas por empresa e companhias de pagamentos. Elas funcionam como conta corrente, mas, diferente dos bancos, grande parte das operações são gratuitas. Transferências bancárias, independentemente do banco para qual o dinheiro será enviado, não possuem cobranças, o que torna um custo a menos para o correntista. Além disso, algumas contas geram rendimentos para o saldo disponível superiores à poupança.

Outra vantagem das contas digitais está na praticidade de consultas disponíveis por aplicativo. No celular, o cliente consegue saber o seu saldo em tempo real e acompanha o extrato das operações feitas durante o mês, sem precisar ir até um caixa eletrônico para ter as informações. Confira as principais contas digitais disponíveis para contratação e veja todas as vantagens desse tipo de conta bancária.

Investimentos em CDB

Uma forma de guardar dinheiro com segurança e, ao mesmo tempo, investir valores para obter uma renda maior no futuro é garantindo títulos de CDB com taxas prefixadas. O Certificado de Depósito Bancário funciona como um empréstimo, só que o valor é passado ao banco para que ele financie operações em diferentes setores internos. Após o tempo de remuneração, o cliente receberá o dinheiro que investiu de volta, com a correção dos rendimentos acumulados. É uma forma de guardar dinheiro e aumentá-lo a longo prazo.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto funciona de forma semelhante aos investimentos em CDB, entretanto, o dinheiro é emprestado ao Governo Federal para pagar projetos e financiar atividades dentro do território brasileiro. Os títulos do Tesouro Direto podem ser comprados a partir de R$ 30 para serem resgatados a curto, médio ou longo prazo. Quanto maior for o valor investido e mais distante estiver a data de vencimento do título, melhores serão os retornos do dinheiro investido.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL