Bilhete do Desempregado: saiba como funciona o benefício

Cidadãos que estão sem emprego podem utilizar o Bilhete do Desempregado, um serviço da CTPM que dá direito a viagens de trem e metrô. Saiba mais!

Trem Metro

O Bilhete do Desempregado existe desde 2003 e é um benefício para quem está há mais de 1 mês sem emprego e há menos de 6 meses. Com ele, o cidadão pode utilizar o transporte público da CTPM, metrô e trem, sem ter que pagar por isso. Porém, ele só é válido para quem foi demitido sem justa causa.

Para aproveitar o benefício, é necessário cumprir alguns requisitos. Saiba quais são e entenda mais sobre o bilhete do desempregado.

Como funciona o Bilhete do Desempregado

Este bilhete nada mais é do que uma credencial para que desempregados possam pegar transporte público sem ter que pagar a tarifa da passagem. Apenas os trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho há mais de 30 dias e há menos de 6 meses é que podem usar a credencial.

Além disso, o cidadão também deve ter trabalhado por, no mínimo, 6 meses no seu último emprego, e com registro em carteira. Neste caso, o trabalho autônomo não é considerado.

O bilhete é válido por 90 dias (3 meses) e só pode ser usados nos metrôs e trens de São Paulo. Ônibus municipais e intermunicipais não aceitam o benefício como forma de pagamento.

Veja como fazer o bilhete para o metrô

Para solicitar seu direito ao transporte gratuito você deve comparecer a Estação Marechal Deodoro,  de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h30 às 16h00.

Vale saber que o bilhete não é renovável. Sendo assim, caso você consiga o benefício mas ainda esteja desempregado quando acabar a sua validade, você não poderá solicitar outro cartão.

Já se você conseguir um emprego, mas acabar sendo demitido, não há problemas em pedir uma uma nova credencial, desde que você esteja desempregado há mais de 30 dias e há menos de 180.

Documentos necessários

A documentação original necessária que você precisa levar na Estação Marechal Deodoro é:

Qualquer dúvida você pode entrar em contato com central de informações pelo telefone 0800 77 07 722.

Como fazer o bilhete para o trem

Neste caso, para solicitar seu direito ao transporte gratuito você deve comparecer a estação Barra Funda de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08h às 16h00.

A validade do bilhete é a mesma, assim como as condições para uma nova solicitação. Portanto, só é possível renovar o cartão caso você consiga um emprego e seja novamente demitido sem justa causa.

Documentos necessários

A documentação original necessária que você precisa levar na Estação Barra Funda é:

Qualquer dúvida você pode entrar em contato com central de informações pelo telefone 0800 055 0121.

Sabia que pessoas desempregadas também tem direito a ônibus gratuito? Veja mais na matéria Ônibus de graça: Bilhete Único de Desempregado.

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Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


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