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Garantia – o que é e o que significa

Garantia – o que é e o que significa

Saiba o que é garantia e o que isso altera em contratos de crédito e nas compras. A garantia é algo que, em financiamentos ou empréstimos, dá à parte credora a segurança de que não terá prejuízos caso o cliente não cumpra com o pagamento da dívida. Entre as coisas que podem servir de garantia, […]

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Saiba o que é garantia e o que isso altera em contratos de crédito e nas compras.

A garantia é algo que, em financiamentos ou empréstimos, dá à parte credora a segurança de que não terá prejuízos caso o cliente não cumpra com o pagamento da dívida. Entre as coisas que podem servir de garantia, está um bem, como um imóvel ou um veículo, um contrato, fiança ou aval que o banco pode exigir para conceder crédito.

Nas compras em lojas e estabelecimentos comerciais, a garantia é utilizada para assegurar a troca de um produto em caso de defeitos de fabricação ou avaria dentro de determinado período. Os clientes também podem optar pela garantia estendida. Nela, o período de garantia do produto vai além do tempo garantido pelo fabricante.

Garantia: o que isso muda na minha vida

A garantia permite que o banco forneça crédito mais barato para você, pois ele entende que existe menos risco de você não pagá-lo. Se você não cumprir o compromisso, o banco poderá tomar a garantia que você deu para quitar a dívida. Ou seja, se você der o imóvel como garantia e não pagar pelo empréstimo ou financiamento, o banco poderá leiloá-lo e quitar o que você deve.

Outra possibilidade que existe é o banco ficar com a garantia dos seus recebíveis, mesmo nome para contas a receber. O que acontece? Se você não pagar a dívida, a instituição bancária poderá pegar diretamente no banco o dinheiro que seus clientes pagam para você.

Por essa razão, tome cuidado ao fechar contratos com bancos e instituições financeiras. Certifique-se, antes de assinar qualquer documento, de que conseguirá pagar as parcelas, para que seu nome se mantenha limpo e você não perca algum bem de valor alto.

Comprou algum produto e, pouco tempo depois, ele apresentou algum defeito? Entre em contato com a loja onde a compra foi feita ou diretamente com o SAC do fabricante e solicite a reparação ou troca do item comprado. A garantia oferecida pelas empresas e lojas costuma variar entre 6 e 12 meses.

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