Como funciona a garantia estendida

A garantia estendida é oferecida por diferentes lojas com o objetivo de estender assistências para a compra do cliente. Entenda mais sobre a contratação do seguro. 

Como funciona a garantia estendida

Quando compramos algum eletrodoméstico, equipamento eletrônico e até móveis é comum os vendedores da loja oferecerem a garantia estendida para o produto dentro da compra. No comércio online, esse tipo de garantia também é comercializado e pode ser adicionado ao carrinho durante a escolha do produto. Mas afinal de contas: o que é a garantia estendida, e por que ela é oferecida na maioria das compras?

A garantia estendida é uma forma de aumentar em alguns meses o período em que assistências técnicas e possíveis trocas são cobertas e liberadas ao cliente. No momento em que a compra do produto é feita com a ampliação da garantia, a loja, junto à uma seguradora, concedem o conserto do equipamento por mais um tempo além da garantia do fabricante. Mesmo parecendo uma vantagem, o cliente deve ficar de olho nas coberturas do contrato de garantia estendida para não ter surpresas. Entenda mais sobre esse tipo de seguro antes de contratá-lo em lojas físicas e online.

Entenda o seguro de garantia estendida

Os estabelecimentos oferecem a garantia estendida para os produtos comercializados com o auxílio de uma seguradora. O cliente que contrata o serviço para um eletrodoméstico ou móvel que comprou terá uma apólice de seguro contra uma série de sinistros que o produto comprado possa sofrer, como quebra repentina, desgaste rápido do material, problemas técnicos, entre outros tipos de problemas. No entanto, o cliente deve analisar o contrato de garantia estendida para saber quais sinistros a apólice prestará cobertura. As lojas podem oferecer quatro modalidades de garantia estendida diferentes. São elas:

Garantia com extensão original

Este tipo de garantia estendida possui as mesmas coberturas de assistências, reparos e possíveis trocas cobertos pela garantia do fabricante. Dessa forma, quando a garantia original chega ao fim, o cliente terá mais alguns meses para conseguir o conserto ou a troca do produto que comprou, de acordo com serviços obrigatórios que o fabricante deve oferecer em sua garantia.

Extensão da garantia original ampliada

A garantia estendida ampliada também garante as mesmas coberturas do fabricante, mas, além delas, a apólice cobre outros reparos não obrigatórios ou incluídos pelo fabricante. Caso ocorra algum incidente com o eletrodoméstico comprado, como uma sobrecarga de energia que danifique o produto, a garantia ampliada pode prever a troca do item durante o período vigente do seguro, que se inicia após a conclusão da garantia do fabricante. 

Garantia estendida reduzida

Após a garantia do fornecedor, a garantia estendida pode cobrir apenas consertos e trocas básicas, diferente das assistências cobertas pela fábrica. Os clientes que quiserem contratar o seguro mais reduzido devem ficar atentos às coberturas da apólice, pois nem sempre valerá a pena contratá-lo. Em alguns casos, não será possível conseguir a manutenção ou troca do produto pela garantia contratada durante a compra.

Garantia estendida complementar

Outra opção de extensão de garantia é o seguro complementar. Ele garante outras coberturas que não estão inclusas pelo fabricante, só que, ao invés de começar somente após o final da garantia do fornecedor, a garantia estendida complementar começa logo que o produto é comprado.

Quanto tempo dura a garantia estendida?

Os comércios físicos e lojas online trabalham com a garantia estendida em prazos de 12 meses e 24 meses. Durante os períodos, o cliente poderá entrar em contato com a loja ou seguradora e solicitar a assistência para o produto. A empresa avaliará o pedido e responderá em alguns dias se a garantia cobre o sinistro relatado e fará a troca ou conserto do item.

Quem parcela o valor do produto no cartão de crédito pode fazer o mesmo com a garantia estendida e pagá-la junto às parcelas da compra com o mesmo prazo.

Vale a pena contratar esse tipo de garantia?

Em eletrodomésticos, móveis e outros produtos com valor mais caro, a garantia estendida pode ser uma boa opção para garantir o conserto e reposição do aparelho, se for necessário e o seguro prestar a cobertura. Antes de contratar a garantia estendida, descubra quais danos e reparos são cobertos pelo documento e só contrate se estiver de acordo com o preço e a modalidade da garantia. 

Os clientes que contratarem o seguro de garantia estendida terão até 7 dias depois da compra para cancelar o serviço. Basta entrar em contato com a empresa responsável por oferecer a apólice e solicitar o cancelamento da garantia. Caso já tenha sido cobrada alguma parcela pelo seguro, a seguradora tem até 15 dias corridos para fazer a devolução do valor pago.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL