Como economizar dinheiro no dia a dia em 10 passos

Com mudanças de atitudes diárias é possível economizar um bom dinheiro durante o mês. Entenda! 

Como economizar dinheiro no dia a dia em 10 passos

Quem pretende ter um carro ou fazer uma viagem deve construir um bom planejamento financeiro para conquistar o seu objetivo nos próximos meses e anos. Parte importante dessa organização é começar a economizar pequenas quantias durante o mês para juntar uma boa grana e garantir o item que deseja comprar com mais facilidade.

Podemos mudar alguns hábitos que temos no dia a dia para conseguir poupar um bom dinheiro e guardá-lo para pagar o que pretendemos comprar. Pensando nisso, a Konkero reuniu 10 dicas que farão você economizar mais dinheiro diariamente. Confira!

10 dicas para economizar dinheiro no dia a dia

1. Economize energia elétrica

O primeiro passo para começar a economizar é pensar em hábitos diários que podem ser facilmente alterados, como luzes acesas em cômodos que não estão em uso. Muitas pessoas têm o costume de acender as luzes de diferentes partes da casa e deixá-las funcionando durante um longo tempo. Consequentemente, a conta de energia elétrica fica mais cara e prejudica o orçamento.

Comece a desligar as luzes quando não estiver no ambiente e faça o mesmo com eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados no momento. Geladeiras, freezers e fogões, por exemplo, precisam ficar ligados no dia a dia, mas existem outros equipamentos que podem ser desligados para economizar. Veja 7 dicas para pagar menos na conta de luz.

2. Economize água

Economizar água também pode ajudar na hora de gastar menos dinheiro durante o mês. Quando for lavar a louça, o quintal de casa ou o carro procure diminuir o volume de água utilizado durante a limpeza. Para lavar o veículo, o quintal e a calçada de casa, evite usar a mangueira. Os baldes são uma opção mais viável, pois serão utilizadas quantidades menores de água.

Quando for escovar os dentes feche a torneira para evitar o desperdício de água. No banho, diminua o tempo com o chuveiro ligado, e se perceber alguma goteira no encanamento, providencie o reparo, porque esses problemas também podem aumentar a conta de água. Confira 12 dicas infalíveis para economizar água no dia a dia.

3. Pague as contas em dia

As contas que ficam atrasadas acabam gerando juros e ficam mais caras com o tempo. Faturas de cartão de crédito e de planos de saúde costumam aumentar diariamente até que o titular pelos serviços faça o pagamento das cobranças. Por isso, assim que receber o salario procure quitar todas as contas o quanto antes, ou reserve o dinheiro necessário para não atrasar pagamentos mais distantes e ter que pagar juros.

4. Evite comprar refeições fora todos os dias

Pessoas com o hábito de pedir comida por aplicativos e restaurantes com delivery diversas vezes durante a semana costumam gastar uma boa grana durante o mês. O ideal é procurar cozinhar mais vezes durante a semana e diminuir o número de pedidos de refeições feitos durante o mês, tanto em casa quanto no trabalho.

Dica! Quando for trabalhar, leve marmitas com alimentos preparados em casa. Dessa forma, os gastos com almoços e lanches comprados por delivery serão menores e, consequentemente, a economia será maior.

5. Faça listas de compras

Ir ao mercado sem saber ao certo o que comprar é uma situação que fará o consumidor gastar mais, mesmo querendo economizar dinheiro. Antes de ir até o supermercado, faça uma lista com todos os produtos que estão faltando na dispensa e coloque a quantidade que deverá ser comprada para ter o itens até a próxima reposição.

No mercado, procure os produtos que anotou na lista de compras e evite gastos com itens que não foram escritos no papel. Além de procurar as marcas que compra com frequência, observe outras que estão em oferta e veja se não vale a pena levá-los para economizar mais.

6. Jamais compre por impulso

Somente faça a compra de um item após ter pesquisado o seu preço em diferentes lojas e distribuidoras. A compra por impulso, seja por pressão do vendedor ou pelo anúncio na internet, pode fazer com que você gaste mais dinheiro ou até mesmo um valor que não tenha, prejudicando o seu orçamento e fazendo uma dívida que poderia ter sido evitada. Portanto, pesquise bem antes de comprar qualquer produto!

7. Procure descontos

Em lojas físicas ou online, a busca por descontos pode economizar um bom dinheiro do cliente, principalmente em liquidações ou nos períodos pós-festas, como Natal e Ano Novo. Quando estiver pesquisando um produto que deseja comprar, localize as lojas que oferecem descontos e outras vantagens, como frete grátis para sua região.

8. Reúna os amigos em casa

Ao invés de pagar mais caro para comer em restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes, convide os seus amigos para comer e descontrair em sua casa. Faça um almoço ou jantar diferente e, se preferir, peça a colaboração dos convidados com algum acompanhamento que queiram trazer, bebidas da preferência de ambos e sobremesas.

9. Corte serviços que não use

Outra forma de começar a economizar dinheiro é cancelando serviços que não utiliza com tanta frequência. As principais opções são a assinatura de canais na TV que não assiste com muita frequência e planos extras de internet e telefone. Entre em contato com a operadora que oferece os serviços e peça o cancelamento de ambos para gastar menos durante o mês.

10. Crie metas e foque nos seus objetivos

Outros dois passos importantes para economizar dinheiro são estabelecer o que você pretende conquistar, e quanto tempo será necessário para reunir o valor de determinada compra. Dessa forma, no momento em que for gastar com algo que não tem importância, automaticamente você lembrará das suas metas e não gastará o dinheiro!

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL