Como economizar dinheiro ganhando pouco

Saiba como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco e usar melhor o seu salário.

Economizar dinheiro ganhando pouco pode ser um desafio. Quando parece que o salário quase não é suficiente para pagar todas as contas do mês, como fazer para pagar tudo e ainda economizar?

Apesar de difícil, essa tarefa não é impossível. Sempre se pode economizar, mesmo ganhando pouco. Com organização, disciplina e estabelecendo prioridades, é possível economizar dinheiro e ter um maior aproveitamento de renda, ou juntar dinheiro para comprar algo de maior valor.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a economizar dinheiro ganhando pouco.

Como economizar dinheiro ganhando pouco

Os passos básicos para economizar dinheiro envolvem planejamento, determinação e autocontrole. Entenda como fazer cada um deles.

1. Coloque as contas no papel

A melhor maneira de saber como é a sua vida financeira é colocando o que você recebe e o que você gasta no papel. Comece pelo seu salário e outros valores que você recebe, se houver. Depois, coloque os seus gastos de forma detalhada, informando se o gasto é referente a alimentação, energia elétrica, água, gás, ou qualquer outra categoria. Desta forma, você sabe para onde vai o seu salário.

2. Defina as suas prioridades

Saiba o que é essencial e o que é dispensável. Contas relacionadas a luz, água, telefone, alimentação e aluguel merecem mais atenção, uma vez que os serviços podem ser bloqueados caso o pagamento não seja feito. Já outros gastos podem não ser tão importantes assim, como quando você compra algo por impulso. Sabendo o nível de importância dos seus gastos, você pode fazer o próximo passo, que é reduzir os seus gastos.

3. Reduza os seus gastos

Essa dica não se aplica somente em gastos desnecessários, mas também nos mais importantes. Você não consegue diminuir o quanto paga de aluguel, mas pode tentar gastar menos água e manter as luzes que não estão em uso apagadas, o que fará a conta de consumo vir com um valor menor do que o normal.

Além disso, analise os seus gastos que não têm tanta importância, verificando o quanto você pode reduzi-los. Se você janta fora todos os finais de semana, pense em fazer isso somente duas vezes ao mês. Ou, ainda, se você compra um refrigerante todos os dias, tente comprar apenas três vezes por semana. Cortando pequenos gastos, a diferença pode ser grande no final do mês.

4. Compare os preços

Além de reduzir os gastos, procure produtos que sejam mais baratos. Você pode fazer um teste e procurar o supermercado que tem os preços mais em conta para você. Invista na pesquisa de preços online para conseguir o melhor custo-benefício, buscando em sites como o Zoom, Buscapé e Já Cotei.

5. Tenha autocontrole

Saber a diferença entre desejo e necessidade pode te ajudar neste passo. Quando você sabe se quer ou precisa de algo, fica mais fácil para decidir entre comprar ou deixar na loja. Sempre pense se você realmente precisa do produto antes de levar, ou se você consegue esperar mais um pouco para realizar a compra. Não compre por impulso e guarde o seu dinheiro para outras coisas que podem ser mais importantes.

Isso não significa que você não deva nunca comprar alguma coisa que não precise, mas queira muito. O equilíbrio é o segredo para ter um bom padrão de vida sem comprometer as suas finanças.

6. Tenha uma reserva de emergência

Ao economizar, você terá mais dinheiro e conseguirá guardar um pouco na sua reserva de emergência. Abra uma poupança e deposite um pouco a cada mês, conforme a sua renda permitir. Assim, você terá um dinheiro guardado em situações emergenciais, como um problema de saúde ou o desemprego.

Veja também!




Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL