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Bloqueio de cartão – O que é e o que significa

Bloqueio de cartão – O que é e o que significa

Entenda como funciona o bloqueio do cartão de crédito e o que isso significa. O bloqueio do cartão de crédito é o ato de desativar o cartão para uso. Ele pode ser feito pelo próprio dono ou pela administradora do cartão em determinadas situações. O proprietário pode solicitar o bloqueio do seu cartão caso tenha […]

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Entenda como funciona o bloqueio do cartão de crédito e o que isso significa.

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O bloqueio do cartão de crédito é o ato de desativar o cartão para uso. Ele pode ser feito pelo próprio dono ou pela administradora do cartão em determinadas situações.

O proprietário pode solicitar o bloqueio do seu cartão caso tenha sido roubado ou furtado, se perdeu seu cartão por qualquer outro motivo, e até mesmo caso ele queira interromper a atividade do cartão para cortar gastos temporariamente. Para efetuar o bloqueio, é preciso entrar em contato com o SAC da administradora do cartão por telefone e manifestar sua vontade, confirmando ainda alguns de seus dados sigilosos. Para alguns cartões, também é possível fazer isso pela internet ou aplicativo.

O bloqueio também pode ser feito diretamente pela administradora do cartão em alguns casos especiais, por motivos de segurança do cliente ou dela mesma. Para a segurança do cliente, pode ocorrer quando a senha do cartão é digitada errada três vezes seguidas, ou quando há suspeita de fraudes ou clonagem.

A administradora pode entender que o dono do cartão foi alvo de fraude ou clonagem quando identifica uma ou mais compras consideradas suspeitas, como compras com valores muito diferentes do que o usual, por exemplo. Já para a segurança da própria administradora e fornecedora do cartão, o bloqueio pode acontecer quando o cliente atrasa ou não paga a sua fatura.

Outras razões podem ser um longo tempo de inatividade do cartão, ou o fim da validade do cartão, que está descrito no próprio objeto. Diferente do vencimento do cartão, a validade significa que seu cartão tem um prazo para ser usado. Assim que esse prazo expira, é preciso solicitar um novo cartão. Lembrando que o cartão, ao chegar para o cliente, já vem bloqueado, exatamente para que apenas o seu dono possa efetuar o desbloqueio e, assim, possa usá-lo como quiser, de acordo com seu limite.

Bloqueio de cartão: o que isso muda na minha vida

Caso seu cartão seja bloqueado, você não poderá usá-lo para pagar suas compras. O bloqueio do cartão de crédito pode ser feito pelo próprio dono a qualquer momento que ele julgar necessário, ou pela própria administradora de cartão em casos específicos. Em algumas situações, não é possível realizar o desbloqueio do cartão após seu bloqueio, sendo necessário solicitar outro cartão.

Caso haja o bloqueio do seu cartão sem o seu consentimento, entre em contato com a central de atendimento da administradora para saber mais sobre o procedimento necessário para que seja feito o desbloqueio. Dependendo da situação, o desbloqueio será simples, bastando um contato telefônico e a confirmação de alguns dados pessoais. Em outros casos, pode demandar mais esforço, sendo preciso comparecer à sua agência ou até mesmo aguardar a chegada de um novo cartão.

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