5 dicas de como economizar energia

Veja 5 dicas fáceis e práticas de como economizar energia e dar um alívio para o seu bolso e para o meio ambiente!

São vários os aparelhos domésticos que utilizam energia elétrica. Quanto maior a quantidade desse tipo de aparelho em uma casa, maior o valor da conta de luz. Para que o valor diminua sem que seja preciso abrir mão dos aparelhos, há maneiras adequadas de utilizar cada um deles, otimizando o consumo de eletricidade e economizando energia e dinheiro.

Confira agora 5 maneiras de economizar energia e fazer com que sobre mais dinheiro no final do mês.

Como economizar energia

Há diversas maneiras de economizar energia. A Konkero separou dicas que você pode usar em cinco equipamentos diferentes para otimizar o uso e pagar menos na conta de luz.

1. Lâmpadas

Mantenha as luzes dos espaços desocupados apagadas. Se elas não estão em uso, não tem por que deixá-las acesas consumindo energia. Sendo assim, faça um esforço para não se esquecer de apagar as luzes quando sair de algum cômodo.

Além disso, saiba que as lâmpadas fluorescentes e de LED consomem menos energia do que as incandescentes. Assim, vale a pena trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED para economizar.

2. Computador

Assim como as lâmpadas, se o computador não estiver em uso, desligue-o. Além disso, enquanto você estiver usando, caso você precise parar de usar por 15 minutos ou mais, desligue o monitor. Igualmente, mantenha as caixinhas de som ou outros acessórios desligados enquanto você não os utiliza.

3. Ar condicionado

Caso você tenha um aparelho de ar condicionado, otimize o seu uso melhorando as condições para o seu funcionamento. Mantenha as portas e janelas fechadas, para que o ar frio não se perca. Além disso, evite deixar o aparelho em temperaturas extremas, pois isso faz com que o consumo de energia seja maior.

Vale saber que o ar condicionado não precisa ficar ligado o tempo todo para refrescar o ambiente. Muitas vezes, apenas ligá-lo por alguns minutos pode ser suficiente para deixar uma temperatura agradável. Lembre-se: esse é um aparelho que gasta muita energia, por isso, devemos usá-lo com consciência.

4. Geladeira

Não deixe a parte traseira da geladeira muito encostada na parede, pois isso prejudica a troca de calor, que acontece com maior eficiência quando há mais espaço. Se o espaço for muito pequeno, a geladeira precisa trabalhar mais, aumentando o seu consumo de energia. Isso também acontece quando roupas e sapatos úmidos são colocados atrás da geladeira.

Ainda, evite instalar a geladeira perto de outros equipamentos que sejam fontes de calor, como o fogão ou o micro-ondas. Isso também faz com que a geladeira trabalhe mais, mantendo alto o consumo de energia.

5. Chuveiro elétrico

Quando o tempo estiver mais quente, vire a chave do chuveiro para “verão”, pois assim a água esquenta menos e o consumo de energia é menor. Além disso, limpe regularmente o seu chuveiro, para que nenhum buraquinho de onde sai a água fique sujo ou entupido e o chuveiro seja usado da melhor forma. Isso faz com que você não tenha que abrir tanto o chuveiro e reduz o seu tempo no banho.

E os economizadores de energia?

Se você já ouviu falar no aparelho economizador de energia, saiba que eles não são recomendados. Embora a proposta seja de proteger os aparelhos dos picos de tensão e de reduzir o consumo de energia, isso não acontece, podendo inclusive aumentar o seu consumo e, consequentemente, sua conta de luz. Saiba como funciona um economizador de energia.

Veja também!




Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL