12 dicas infalíveis para você economizar água

Veja como economizar água todos os dias e diminuir a conta durante o mês! 

12 dicas infalíveis para você economizar água

Alguns gastos mensais podem ser diminuídos com mudanças simples de hábito e pequenos reparos em casa. Dessa forma, a conta de água pode ficar mais barata quando os moradores da residência a utilizam com responsabilidade e mantêm a manutenção de encanamentos e torneiras em dia.

Em épocas de calor onde os reservatórios tendem a ficar abaixo dos níveis normais, economizar água é uma forma de passar por esses períodos mais secos e diminuir os riscos de corte do fornecimento ou redução de abastecimento. Pensando nisso, a Konkero reuniu algumas dicas para ajudar na hora de economizar água e pagar menos na conta no final do mês. Confira!

Como economizar água em 12 passos importantes

1. Diminua o tempo do banho

Uma das principais formas de economizar água é diminuir o tempo embaixo do chuveiro. Por isso, evite ficar mais de 10 minutos com o registro de água ligado e tente tomar banhos mais rápidos.

2. Reaproveite a água da chuva

Em época de volumes de chuvas maiores, a água das tempestades pode ser armazenada e utilizada para lavar o quintal, a garagem e até a calçada de casa. Com alguns baldes de água da chuva é possível manter esses locais limpos e evitar o uso da mangueira que consome mais.

3. Reutilize a água da lavagem de roupas

Após fazer a lavagem de roupas, toalhas de banho e peças de cama, os litros de água de tanques e máquinas de lavar podem ser utilizados para manter o quintal limpo, principalmente as quantidades de água das primeiras lavagens.

4. Faça reparos em chuveiros e torneiras

Chuveiro e torneira pingando podem aumentar a conta de água no fim do mês. O que parece um pequeno problema de instalação ou de uso contínuo pode gastar mais água e gerar cobranças altas. Estima-se que uma torneira pingando durante um dia inteiro terá desperdício de 45 litros de água.

Portanto, em caso de pingos na torneira ou no chuveiro, procure fazer o conserto das peças e corrigir os vazamentos para economizar água. Depois que utilizar chuveiros e torneiras aperte bem o registro para que não vaze água quando eles não estiverem em uso.

5. Manutenção no encanamento é essencial

Além de corrigir vazamentos de torneiras e chuveiros, verifique o encanamento da casa e, se houver infiltrações, procure fazer a manutenção das peças e resolver o problema. Observe o relógio de abastecimento de água e veja se há movimentação quando ninguém estiver usando torneiras ou chuveiros. Isso pode ser sinal de vazamentos que precisam ser corrigido o quanto antes.

6. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba

Quando estiver escovando os dentes feche a torneira e evite o desperdício. Cerca de 12 litros de água são gastos durante a higiene bucal por conta da torneira aberta. Por isso, enxágue a boca, molhe a escova de dentes com o creme dental, feche a torneira e faça a limpeza bucal.

Na hora de fazer a barba vale a mesma regra: passe a espuma ou creme de barbear e lave a lâmina conforme o contato com rosto. Como o tempo de barbear costuma ser maior que escovar os dentes, o desperdício aumenta mais ainda. Por isso, feche a torneira e economize água.

7. Ensaboe a louça antes de enxaguar

Para tirar o excesso de sujeira de pratos, talheres e copos, molhe as peças e ensaboe com detergente todos os itens que foram usados. Depois, ligue a torneira e lave tudo de uma vez. Assim, é possível deixar toda a louça limpa e economizar água. Lembre-se também de não abrir toda a torneira para evitar um gasto maior de água!

8. Evite o uso de mangueira para lavar o carro ou quintal

Mesmo que pareça mais prático e rápido usar a mangueira para lavar o carro ou limpar o quintal, essa forma de limpeza costuma gastar mais água. Portanto, o ideal é fazer a lavagem desses locais com baldes. É possível utilizar um volume menor de água e manter a limpeza tanto do veículo quanto do quintal ou até mesmo da calçada. Nesses dois últimos locais, o dono do imóvel ainda pode utilizar a água da chuva ou da lavagem de roupas para fazer a limpeza.

9. Passe a vassoura no local antes da limpeza com água

A vassoura é uma boa aliada na hora de fazer a limpeza pesada. Antes de molhar o local, passe ela por todo o piso do ambiente e nos locais de difícil limpeza. Depois, pegue alguns baldes com água e termine de limpar o local. Evite utilizar grandes quantidades de água para tirar a sujeira mais pesada.

10. Use regador nas plantas

Quando for regar as plantas que tenha em casa procure usar um regador com menos água para molhar os vasos. Nesses casos, baldes e mangueiras podem encharcar o vaso e prejudicar o crescimento da planta.

11. Reutilize a água do ar-condicionado

Alguns aparelhos de ar-condicionado podem liberar uma quantidade de água significativa durante o uso diário. A água do aparelho não pode ser ingerida, mas ela pode ser utilizada para limpar a casa e lavar o carro, por exemplo. Como a produção do líquido acontece por conta da refrigeração, o aumento da temperatura do ar-condicionado pode liberar a água que pode ser armazenada e reutilizada.

12. Use corretamente a descarga

Ao dar descarga no vaso sanitário, muitos litros de água são utilizados, mas se perceber que a quantidade de água está bem maior que o normal, chame um encanador ou um profissional em serviços hidráulicos para corrigir o fluxo de água da descarga. Dê atenção a esse problema, caso contrário, a conta de água aumentará e as demais economias não terão efeitos.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL