Quando vale a pena fazer um refinanciamento de imóvel?

  • Google+
  • LinkedIn

Está pensando em fazer um refinanciamento de imóvel? Descubra quando vale a pena fazer este tipo de empréstimo.

Refinanciamento-imobiliário



O refinanciamento de imóvel, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, é um tipo de crédito em que você coloca o seu imóvel como garantia pelo pagamento da dívida. Assim, os bancos conseguem oferecer condições mais atrativas, principalmente em relação ao empréstimo pessoal ou cheque especial, por exemplo. Com isso, o cliente consegue valores mais altos de empréstimo (cerca de 60% de quanto vale o imóvel) e conta com prazos mais longos para fazer o pagamento.

Por ser novo no Brasil, o empréstimo com garantia de imóvel ainda causa medo nas pessoas, afinal, conquistar a casa própria é um sonho que muitas vezes leva anos até ser realizado, e colocá-la como garantia de um empréstimo parece ser um negócio arriscado. Mas não é bem assim. O refinanciamento de imóvel tem uma grande utilidade quando bem planejado.

Confira abaixo qual é o momento ideal para optar por um empréstimo com garantia de imóvel!

Quando vale a pena fazer um refinanciamento de imóvel?

Escolher um empréstimo com garantia de imóvel tem como principal vantagem o baixo custo em relação a outras modalidades de crédito. Além disso, os bancos e financeiras costumam liberar valores altos (que podem ser de até 60% do valor avaliado do imóvel), com um prazo maior para pagamento. E isso pode ser muito útil em alguns casos. Veja quais são alguns deles:

1. Para quitar uma dívida mais cara

Se você chegou na fase em que as dívidas saíram do controle, fazer um refinanciamento de imóvel é uma opção interessante. Saiba que ele é um dos créditos com custos mais baixos do mercado. Ao pegar um empréstimo com garantia de imóvel, você consegue trocar o valor alto das dívidas que já tem para pagar juros menores, com um prazo maior para quitar. Além disso, por conta da garantia, as instituições podem liberar o empréstimo mesmo que você esteja negativado.

2. Para conseguir crédito para a sua empresa

O empréstimo com garantia de imóvel também pode ser uma boa opção para ser usado como capital de giro ou até mesmo na expansão do seu negócio. Se você é empreendedor e precisa de crédito, mas está com dificuldade de encontrar um empréstimo que ofereça condições atrativas, vale considerar fazer um refinanciamento.



3. Para uma reforma ou ampliação de imóvel

Se você precisa fazer uma reforma urgente ou ampliar o imóvel, também vale pensar no refinanciamento. É importante avaliar se pegar um empréstimo é mesmo o ideal, mas se for uma reforma grande, essa pode ser uma boa opção, principalmente pelo prazo de pagamento longo.

Os cuidados que você deve ter ao pegar um  empréstimo com garantia de imóvel

Apesar de todas as vantagens, é importante tomar essa decisão com muita cautela. Afinal, no refinanciamento imobiliário a sua casa entra como garantia e, caso você não consiga fazer o pagamento das parcelas, o banco pode tomar o seu bem e levá-lo a leilão. Por isso, se você tiver dificuldades, procure imediatamente o banco e tente renegociar um prazo mais longo ou uma taxa de juros mais acessível. Saiba que a intenção do banco é que você pague as parcelas. Tomar a casa que foi dada como garantia é a última opção para eles.

No pagamento de dívidas, não pegue mais dinheiro do que o absolutamente necessário para resolver sua situação. Se você é empreendedor, só faça um refinanciamento se tiver certeza de que o dinheiro que você vai pegar trará retornos ainda maiores na sua empresa.



Compare o refinanciamento de imóvel com outros bancos, clicando aqui. Solicite propostas online.

Entenda as regras do refinanciamento

Quer saber como funciona esse tipo de crédito? A Konkero explica em um minuto! Confira tudo o que você precisa saber sobre refinanciamento de imóvel.




Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.