Como funciona o refinanciamento

  • Google+
  • LinkedIn

No refinanciamento você deixa um imóvel no seu nome como garantia pelo pagamento do empréstimo. Confira aqui como funciona esse crédito.

Como funciona o refinanciamento



Também chamado de empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, o refinanciamento é um crédito que precisa de um bem como garantia. Se você tem uma casa ou um carro em seu nome, pode usar um desses bens na hora de fazer o empréstimo. A principal vantagem: como o banco tem segurança de que não vai ficar no prejuízo, os juros do refinanciamento são menores do que as taxas cobradas em outros empréstimos, como o crédito pessoal. Além disso, você consegue um prazo mais longo para pagar – no refinanciamento imobiliário dá para parcelar o empréstimo em até 30 anos.

Compare as taxas do refinanciamento

Enquanto a taxa de juros do cheque especial pode chegar a 16,77% ao mês e a do crédito pessoal a 22,66% ao mês, em um refinanciamento é possível emprestar dinheiro com juros de 2%. Então, se você tem outra dívida com taxa de juros mais alta ou precisa de dinheiro para ampliar o seu negócio, recorrer ao refinanciamento pode ser uma boa alternativa.

*Juros referentes ao cheque especial do Banco Mercantil do Brasil e crédito pessoal do Banco Daycoval, classificadas em março de 2016 pelo Banco Central do Brasil.

Fique ligado!

Mesmo dando o carro ou imóvel como garantia, o banco pode recusar o empréstimo. Isso acontece porque ele faz uma análise de crédito para saber se você tem condições de pagar o que quer emprestar. O dinheiro liberado, que pode ser até metade do valor do bem, também depende de uma avaliação do seu veículo ou imóvel. Mesmo que você seja aprovado na análise, confirme se as parcelas do pagamento da dívida não vão atrapalhar seu orçamento.





Atenção na avaliação do bem

Além de analisar a sua situação financeira, o bem que você está dando como garantia também será avaliado. No caso dos veículos, é importante ficar atento à data de fabricação: as instituições não costumam refinanciar carros com mais de dez anos. Já para os imóveis, alguns pontos, como a localização e a necessidade de reformas, são analisados e podem contribuir para valorizar ou não o seu bem. Casas em fase de construção ou em processo de inventário normalmente diminuem o valor do crédito liberado pelo banco.

Quer procurar o refinanciamento em diferentes bancos?

Para facilitar sua comparação de refinanciamento de imóvel, é possível solicitar propostas online. Basta preencher os seus dados pessoais que a Konkero encaminha sua solicitação para diferentes bancos. Solicite agora sua proposta de refinanciamento clicando aqui. Se você procura por refinanciamento de auto, basta clicar aqui.

Saiba mais




Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.