PROGER Empréstimo Pequena Empresa: como fazer

  • Google+
  • LinkedIn

Conheça o Programa de Geração de Renda (PROGER) que ajuda micro e pequenas empresas através do financiamento de atividades produtivas. 

Confira o que você pode comprar com o consórcio de serviços



O Programa de Geração de Renda (PROGER) foi criado em 1994 e tem a finalidade de fazer parte da política pública de combate ao desemprego, oferecendo financiamentos para micro e pequenas empresas, nos setores formal e informal.

Como funciona o crédito do PROGER

O Programa de Geração de Renda é uma linha de crédito disponível para interessados em investir no crescimento ou modernização de seu negócio, ou obter recursos para o custeio de sua atividade. O foco do projeto são os setores de mão de obra, prioritários das políticas governamentais de desenvolvimento e dos programas que se destinam a atender as necessidades de investimento em setores específicos.

O limite de financiamento pode chegar a R$ 600 mil, com prazo de pagamento de até 60 meses, contando com a carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela (esse prazo de carência pode sofrer alterações, pois depende da disponibilidade de recursos do FAT).

O objetivo dessa linha de crédito é aumentar a oferta de empregos, gerar mais oportunidades de colocação no mercado de trabalho e manter a renda do trabalhador. Eles oferecem um estímulo para as empresas investirem em infra-estrutura e se tornarem cada vez mais competitivas.

O que pode ser financiado pelo PROGER

O PROGER é destinado ao financiamento de bens e serviços específicos. Veja abaixo algumas das opções financiadas pelo projeto:

  • Bens, inclusive de origem estrangeira que estejam previstos no plano de negócios;
  • Máquinas e equipamentos novos;
  • Máquinas e equipamentos com até 10 anos de fabricação, exceto de informática;
  • Serviços relacionados com a atividade da empresa, previstos no plano de negócios;
  • Ampliações e bens agregados a imóveis próprios ou de terceiros. No caso de imóveis locados, o proprietário deverá configurar coobrigação no instrumento de crédito, não sendo permitido financiar somente as ampliações;
  • No caso de imóveis de terceiros, o contrato de locação do imóvel deverá ter vencimento superior ao prazo do financiamento;
  • Capital de giro associado, destinado a suprir as necessidades de ciclo operacional do empreendimento;
  • Investimentos que envolvam a implantação de franquias;
  • Investimentos para a implantação de sistemas de gestão empresarial, exceto quando se trata de cooperativas e associações de produção.

Para maiores informações sobre as condições de financiamento, é necessário entrar em contato com um dos bancos que fazem parte do projeto  (ver abaixo os bancos participantes).

Quem pode participar do PROGER

O público alvo do PROGER são empresas que tenham potencial de gerar emprego e renda. Isso inclui micro e pequenas empresas, cooperativas e associações de produção, desde que o faturamento anual não ultrapasse R$ 7,5 milhões.



O crédito também se destina a pessoas de baixa renda interessadas em custear o seu projeto de negócio, pois eles entendem que essas pessoas possuem grande potencial em se tornarem empreendedores.

Como fazer um financiamento do PROGER

O PROGER é oferecido por bancos credenciados ao projeto. Atualmente, seis instituições financeiras oferecem este crédito, veja quais são elas:

  • Banco da Amazônia;
  • Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste do Brasil;
  • Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Para ter acesso a essa linha de crédito oferecida pelo programa, os interessados devem ir até uma das agências dos bancos credenciados para solicitar maiores informações sobre o funcionamento, condições do projeto e documentação necessária. As propostas serão analisadas levando em consideração a capacidade de pagamento e garantias oferecidas para quitação do empréstimo.  É comum o banco exigir que sua empresa seja cliente deles para disponibilizar o crédito.



Além do PROGER, as empresas podem buscar outras opções de crédito que valem a pena. Conheça as outras alternativas de crédito para sua empresa.

*As informações acima foram obtidas no site do Ministério do Trabalho e Emprego no dia 03/03/2016 e estão sujeitas a alterações. Para informações sobre taxas e demais valores, procure uma das agências bancárias associadas ao projeto.




Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.