Empréstimo para Capital de Giro: o que é e como funciona

  • Google+
  • LinkedIn

Quem tem uma empresa sabe da importância de manter sempre o capital de giro, mas às vezes as coisas não saem como o esperado e você precisa de um empréstimo. Conheça como funciona o Crédito para Capital de Giro



Capital de Giro é a quantia em dinheiro que movimenta todas as necessidades básicas de uma empresa e a mantém em funcionamento. Com essa quantia você quita as contas mensais como, por exemplo, o salário de seus colaboradores, pagamento de fornecedores, impostos, etc.

Diversas instituições financeiras oferecem o empréstimo de capital de giro com a intenção de ajudar as empresas em momentos difíceis, sendo geralmente utilizado para reorganizar o fluxo de caixa. Esse é um empréstimo que pode ser feito a curto, médio ou longo prazo.

Como funciona o empréstimo para capital de giro

O empréstimo para capital de giro é uma linha de crédito concedida pelos bancos para financiar a operação do dia-a-dia da empresa. Geralmente, é oferecido em melhores condições pelo banco em que a empresa possui conta e, em muitos casos, um bom relacionamento com o banco pode render melhores condições em sua contratação.

Existem inúmeras opções de empréstimo de capital de giro, com formas de pagamento mensais, bimestrais, trimestrais e semestrais, ou até mesmo com a quitação sendo feita de uma só vez no final do contrato, tudo depende do fluxo da sua empresa. Além disso, algumas linhas de capital de giro oferecidas pelos bancos são destinadas a empresas com ramos de atividades específicos, o que faz com que tenham condições diferenciadas.

Como fazer um empréstimo para capital de giro

Para fazer um empréstimo de capital de giro é necessário ter empresa formalizada e ativa e procurar o gerente da agência. O banco solicitará diversos documentos da empresa para fazer a análise de crédito. Normalmente são solicitados os seguintes documentos:



  • RG e CPF dos sócios
  • Contrato social
  • CNPJ
  • Balanço e demonstrativo de resultado dos últimos anos

Onde fazer o empréstimo para capital de giro

O capital de giro é uma linha de crédito oferecida nos principais bancos do país. Confira alguns deles:



  • Caixa
  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Santander
  • Itaú
  • BNDES

As condições variam bastante de banco para banco, por isso vale a pena pesquisar e comparar.

Além do capital de giro, as empresas tem outras opções de crédito que pode valer a pena. Conheça outras alternativas de crédito para sua empresa.




Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.