Antecipação de Recebíveis: como funciona e onde fazer

Receber hoje por um título que seria pago no próximo mês. Conheça a antecipação de recebíveis e descubra como isso funciona.

Antecipação de recebíveis é uma operação de crédito em que você recebe agora o dinheiro que receberia no futuro. Essa é uma medida simples e sem muita burocracia de conseguir crédito, além do mais, você estará apenas antecipando o recebimento de um valor que já é seu mas, para isso, terá que arcar com as taxas oferecidas pelas instituições financeiras.

A operação pode ser feita quando você preferir, ou pode ocorrer de forma automática, dependendo de sua necessidade. Se o seu negócio recebe pagamentos por duplicatas, cartão de crédito e cheque pré-datado você pode optar por antecipar os valores das vendas a prazo. 

Como funciona a antecipação de recebíveis

Atualmente, diversas instituições financeiras realizam este tipo de antecipação, sejam elas bancos, factorings ou até mesmo empresas adquirentes de serviços de cartão de crédito (Cielo, Rede, GetNet, etc).

A operação funciona da seguinte forma: a instituição financeira antecipa o valor que você receberia, com o desconto de uma taxa de juros somada ao IOF (Imposto sobre operações financeiras), e assume a responsabilidade pelo recebimento daquele título no futuro. Ou seja, quando o seu cliente pagar a duplicata, fatura ou descontar o cheque, quem recebe é a instituição que te antecipou o valor, e não você.

Mas não é tão simples assim! A instituição que antecipará os valores fará uma análise da sua empresa e também do seu cliente, uma vez que se ele for inadimplente e tiver alguma restrição no nome, a instituição financeira costuma  não fechar negócio. Além do mais, caso o seu cliente dê um calote na instituição, quem ficará responsável pelo pagamento da dívida é você.

Quando solicitar a antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma alternativa para empresas que precisam de capital de giro. Normalmente ela é usada por empresas que vendem produtos ou serviços com prazos mais longos do que pagam seus fornecedores e funcionários.

Por exemplo, uma empresa que venda com prazos de 60 dias pague seus fornecedores em 30 dias precisará bancar a operação até conseguir receber o que vendeu. Nesse caso, se a empresa antecipa seus recebíveis, ela recebe antes e consegue pagar seus fornecedores.

É importante verificar quais são as instituições que atuam com esta operação de crédito e comparar quais delas possuem as melhores taxas de juros e facilidades no crédito. Mas vale lembrar que é muito importante tomar essa decisão com cautela, pois antecipar os recebíveis é uma forma fácil de conseguir dinheiro e pode se tornar um vício para “tapar buracos”.

Onde conseguir a antecipação de recebíveis

Você pode conseguir a antecipação de recebíveis nos principais bancos do país, além de diversas opções de empresas adquirentes de máquinas de cartão de crédito e débito e, também, pode buscar essa linha de crédito em uma factoring. Confira as condições para a antecipação de recebíveis nas principais instituições bancárias.

Bancos Tipo de antecipação Taxa de Juros Prazo máximo para antecipação
Bradesco Cartão de crédito 2,83% a.m. De acordo com o prazo de vencimento da Visa e MasterCard
Cheque 2,80% a.m. De 5 a 210 dias
Duplicatas 2,78% a.m. De 10 a 210 dias
Santander Cartão de crédito 3,15% a.m. De 3 a 360 dias
Cheque 2,91% a.m. Mínimo de 3 dias úteis para cheques registrados e 5 dias corridos para cheques novos
Duplicatas 1,82% a.m. Mínimo de 3 dias úteis para duplicatas registradas e 10 dias corridos para duplicatas novas
Caixa Cartão de crédito Não divulgado Não divulgado.
Cheque 3,31% a.m.
Duplicatas 3,48% a.m.
Banco do Brasil Cartão de crédito 2,89% a.m. Não divulgado.
Cheque 3,73% a.m. Até 180 dias.
Duplicatas 3,00% a.m. Até 360 dias.
Itaú Cartão de crédito 1,46% a.m. De 5 a 360 dias.
Cheque 3,04% a.m. De 5 a 180 dias
Duplicatas 1,97% a.m. De 3 a 180 dias

*As informações acima foram obtidas no site dos bancos no dia 20/07/2017 e estão sujeitas a alterações.

Vale a pena comparar as condições oferecidas pelas diferentes instituições financeiras, pois elas podem variar de uma para a outra. Nas empresas adquirentes de máquinas de cartão, você consegue realizar esse procedimento utilizando a própria máquina, sem precisar sair de casa, o que pode ser uma boa opção.

Ainda tem dúvidas sobre qual o melhor crédito? Conheça algumas outras alternativas de crédito para sua empresa.




comentários