Você conhece as regras do empréstimo pessoal com cheque pré-datado?

  • Google+
  • LinkedIn

No empréstimo com cheque, você deixa as folhas do talão como garantia do pagamento da dívida. Entenda as principais condições exigidas por bancos e financeiras.

Você conhece as regras do empréstimo pessoal com cheque pré-datado



O empréstimo pessoal costuma ser uma saída para quem precisa resolver uma emergência. Se você já pegou esse crédito, sabe que é feita uma análise do CPF, mas a aprovação do dinheiro costuma sair sem muita dificuldade. De fato, o empréstimo pessoal tornou-se um crédito fácil e, justamente por isso, um dos mais caros atualmente.

Outra maneira de pegar esse dinheiro é fazer um empréstimo usando o cheque pré-datado. A principal diferença entre ele e o crédito pessoal comum está na forma de pagamento: aqui, você deixa cheques pré-datados como garantia da dívida. Então, o banco ou a financeira descontam as folhas mensalmente, mas se algum cheque não tiver fundo, ele será protestado e você ficará com o nome sujo.

Como funciona o empréstimo com cheque

Assim que o crédito é aprovado, você deve entregar os cheques pré-datados preenchidos, sendo que cada folha precisa estar com a data de pagamento de cada parcela. Então, o dinheiro será liberado na sua conta corrente em até 24 horas. Normalmente, as instituições financeiras dão um prazo entre 45 e 60 dias para você pagar a primeira parcela. Apesar disso, confirme todas as condições do empréstimo pessoal com cheque antes de assinar o contrato.

Vale saber que algumas das exigências mais comuns deste empréstimo são:

  • O talão de cheques deve estar no nome de quem vai pegar o crédito, com exceção de quem tem o nome sujo. Nesse caso, é possível negociar com o banco ou financeira a apresentação de cheques de terceiros que vão assinar o contrato como fiador ou avalista;
  • Ser titular de conta corrente há no mínimo seis meses e com alguma movimentação recente de dinheiro;
  • Em alguns casos os bancos podem estipular um valor de renda mínima e até exigir a apresentação de comprovantes de renda, para liberar o crédito.

Estou com o nome sujo. E agora?

É possível fazer um empréstimo com cheque mesmo estando negativado. Nesse caso, os cheques apresentados devem ser de alguém que esteja com o CPF regular, pois ele vai se apresentar como seu fiador. Ou seja, ele será a garantia, para o banco ou a financeira, de que o empréstimo será pago. Certifique-se de que escolheu um amigo ou parente de confiança!



Quais são as vantagens do empréstimo com cheque?

  • Nesta categoria, os bancos ou financeiras costumam oferecer aprovação de crédito na mesma hora;
  • Por conta da garantia de pagamento, é possível que eles aumentem o valor do empréstimo;
  • As taxas de juros são menores do que no empréstimo pessoal comum;
  • O valor do empréstimo com cheque pode ser parcelado entre 21 e 36 vezes;
  • Você não precisa ir até o banco para pagar as parcelas.

As taxas de empréstimo pessoal nos seis maiores bancos do país

A Konkero comparou quanto os seis principais bancos cobram pelo empréstimo pessoal tradicional. E essa escolha tem um motivo: segundo uma pesquisa da Proteste, os bancos cobram taxas menores do que as financeiras. Isso significa que você pagará um pouco menos se fechar negócio com eles. Então, confira na tabela abaixo quais as taxas médias de juros mensais segundo o Banco Central do Brasil.



Bancos Taxa de juros (% ao mês)
HSBC 4,42%
Santander 4,45%
Banco do Brasil 4,71%
Caixa Econômica Federal 4,97%
Itaú 5,46%
Bradesco 6,37%

Observação

Essa matéria é somente uma informação adicional para ajudar nosso usuário na tomada de decisão. Entretanto, ela nunca deve ser usada isoladamente. Isso porque as condições dos bancos podem mudar diariamente e é fundamental que o usuário negocie com diferentes empresas antes de fechar negócio. As taxas apresentadas aqui se referem ao empréstimo pessoal e foram coletadas do site do banco Central em 20/06/2016.

Na hora de escolher onde pegar o crédito, compare a taxa de juros mensal e opte por quem tiver a menor taxa, afinal, quanto maior ela for, mais caro será o empréstimo. Por isso é tão importante calcular se essa parcela cabe no seu orçamento. Se você tiver alguma dúvida em relação a pegar esse empréstimo, saiba que existem outras saídas. Você pode usar um fundo de emergência, vender as férias do trabalho ou fazer um bico aos finais de semana. No fim das contas, procure o caminho que for a melhor opção neste momento.




Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.